Falando de Sexo
Menopausa: dicas para aliviar os sintomas
Procurar informação, para não chegar ao ponto de desistir da vida sexual, é fundamental
Estou entrando na menopausa e, com isso, o sexo tornou-se doloroso. Toda vez que eu transo, sinto dor por vários dias. O que fazer para melhorar?
A secura vaginal e, consequentemente, a dor durante o sexo são problemas comuns para as mulheres que entram na menopausa. Durante esse período, seu corpo perde estrogênio, um hormônio que ajuda a manter os tecidos vaginais saudáveis.
Procurar informação, para não chegar ao ponto de desistir da vida sexual, é fundamental. Secura vaginal e dor ou queimação durante a penetração, muitas vezes, ocorrem mesmo antes da menopausa. Se você não tratar essa situação, tende a piorar com o passar dos anos.
Alternativas
Existem, sim, maneiras de combater o ressecamento durante e após a menopausa: usar hidratantes, lubrificantes e medicamentos específicos pode aliviar esse sintoma e tornar o sexo mais confortável.
Para começar, procure o seu médico. Junto com ele, decida qual é a melhor alternativa para o seu corpo. Utilizar hidratante vaginal é muito útil, além de lubrificante durante o sexo – óleo de coco é excelente. Também é essencial aumentar o tempo das preliminares: use brinquedo erótico e faça algumas mudanças no estilo de vida.
Lembre-se de que a dor durante o sexo pode ter outras causas além do ressecamento vaginal, como conflitos na relação conjugal que levam à dificuldade de envolvimento e diminuição da excitação.