Falando de Sexo
Fissuras vaginais: entenda as causas
A secura vaginal costuma ser parte do problema, porque cria a fricção
Depois que transo, fico com uns cortes pequenos na vagina, bem machucada. Será que isso é um problema grave?
Embora o termo “cortes vaginais” possa parecer um pouco assustador, eles ocorrem frequentemente em mulheres sexualmente ativas. Essas fissuras mínimas, geralmente, não são graves, mas causam desconforto.
Os cortes vaginais são relativamente comuns, mesmo em mulheres que não apresentam qualquer anormalidade subjacente. A causa mais corriqueira é a penetração durante o sexo. Felizmente, a maioria não é clinicamente grave. Se você conhece o motivo e acha que é superficial, não é necessário consultar o médico.
Mas isso não significa que deva rejeitá-los como se não fossem grande coisa. O desconforto causado pelos cortes vaginais pode tornar o sexo desagradável e afetar sua qualidade de vida.
Lubrificação
Quando está excitada, a vagina produz fluidos que lubrificam a área durante a transa, reduzindo a fricção que pode irritar ou rasgar o tecido íntimo. Mas muitas variáveis podem afetar a quantidade de lubrificação que seu corpo produz. Se não houver umidade natural suficiente, pode ocorrer rasgo. A secura vaginal costuma ser parte do problema, porque cria a fricção, que é a principal razão pela qual ocorrem as escoriações.
Se você pular as preliminares ou não investir tempo suficiente para ficar excitada, seu corpo não terá a chance de produzir a lubrificação que torna a penetração mais confortável e menos propensa a resultar em rasgos. Uma boa ideia é usar lubrificante a base d’água na hora da transa.