Entretenimento



Falando de Sexo

Intimidade online: entenda como funciona

O contato cara a cara não é imprescindível para experimentar uma sensação íntima

14/09/2023 - 16h27min

Atualizada em: 14/09/2023 - 16h29min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução

É possível cultivar a intimidade, inclusive a sexual, virtualmente?

Embora muitos sintam que a explosão da tecnologia online limitou a intimidade social, o que a gente vê é o contrário. Apesar de a internet não simular todos os aspectos das trocas íntimas, há muitas maneiras de implementar certos aspectos da intimidade.

Uma definição básica de intimidade é a partilha do que é pessoal e privado. Desta perspectiva, o contato cara a cara não é necessariamente imprescindível para experimentar uma sensação íntima. Mesmo que saibamos que o toque humano e outros sinais não verbais desempenham um papel muito especial na promoção de uma maior intimidade entre as pessoas, as que se conhecem online também podem facilmente utilizar a internet para trocas íntimas, com muito prazer envolvido, o que pode reforçar o seu contato.

Leia outras colunas

Equilíbrio

Vemos isso no contexto de mensagens de texto pessoais que enviamos para pessoas queridas, em que temos uma forma particular de nos expressarmos com certos indivíduos, certas frases ou emoções que só a outra pessoa entende perfeitamente. E é claro que é fácil sentir-se mais próximo dos outros enquanto mantém contato via aplicativos.

Mas é importante um equilíbrio saudável entre interações presenciais e interações online. A internet pode ser uma ótima ferramenta, que promove proximidade nos relacionamentos por meio de diversos aplicativos, mas certamente não pode substituir todos os aspectos da intimidade humana.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias