Entretenimento



Falando de Sexo

Os benefícios do sexo para o cérebro

A prática pode ajudar nas funções cognitivas, principalmente entre pessoas idosas

12/09/2023 - 16h20min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução

Sexo faz bem para o cérebro? 

Um novo estudo feito nos Estados Unidos apontou que o sexo na velhice pode trazer benefícios para a função cognitiva e, dependendo das diferentes faixas etárias, a qualidade ou a quantidade são mais importantes. 

Embora haja muitas pesquisas sobre o declínio cognitivo em adultos mais velhos, há poucas que considerem como o aspecto sexual das relações sociais pode ser benéfico para o funcionamento cognitivo. Descobriram que para os idosos mais velhos, com 75 a 90 anos, ter relações sexuais frequentes, uma vez por semana ou mais, está relacionado com uma melhor função cognitiva cinco anos mais tarde, em comparação com aqueles que não tiveram relações sexuais. No entanto, a frequência sexual não estava relacionada ao status cognitivo entre as mulheres. 

Leia outras colunas

Qualidade

Para as pessoas com idades entre 62 e 74 anos no estudo, a frequência sexual não teve influência. Em vez disso, ter melhor qualidade sexual – tanto mais prazer físico quanto satisfação emocional – estava relacionado com a sua melhor função cognitiva cinco anos depois. 

O sexo traz vários benefícios físicos à medida que envelhecemos, incluindo alongamento, aumento do fluxo sanguíneo e liberação de hormônios e endorfinas do orgasmo. Mas os elementos sociais também são fundamentais, pois quando você está envolvido em um projeto conjunto, precisa usar a parte social do seu cérebro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias