Estrelas da Periferia
PH Original prepara terceiro álbum
Fundador do grupo Viralataz, rapper ingressou na carreira solo em 2020 e se apresentará no palco principal do Rap in Cena em outubro
Das bandas fictícias na infância, Raphael dos Santos, 33 anos, estará no palco principal do Rap in Cena e foi o primeiro artista a ser premiado na categoria Hip Hop do Prêmio Açorianos, em 2022. Conhecido como PH Original, ele é fundador do grupo Viralataz e começou a carreira solo há três anos.
– Quando lançaram a música Give It Away, do Red Hot Chili Peppers, a minha mãe fala que eu ficava abraçado na televisão, em transe com aquilo, cantando o refrão da música – relembra.
Na escola, montou uma banda de pagode que improvisava os instrumentos com arroz, latas e as próprias mesas das salas de aula. Em casa, ele criou uma banda cover de rock.
– Levava uma latinha com arroz para chacoalhar, outro batia nas mesas. Em casa, eu botava os CDs de rock e fingia que estava fazendo o show, dublando os caras. Nisso, montei uma banda de faz de conta, os instrumentos eram cabos de vassoura, o baterista batia no sofá (risos) – conta.
De família mineira e nascido em Porto Alegre, PH Original mesclou as influências dos dois Estados para se tornar músico. Ele tem conexões e já integrou projetos com artistas mineiros, como Clara Lima, Coyote Beat, Djonga e FBC.
Entre rimas, beats e manobras de skate na zona norte da Capital, ele fundou o grupo Viralataz, que lançou o primeiro single em 2011.
– Eu sempre flertei com essa parada da música. Comecei a andar de skate, e a rapaziada filmava para botar no YouTube, lá em 2005. Um camarada fazia beats para os vídeos e, depois, a gente ficava fazendo freestyle (letras improvisadas). Até que, um dia, ele fez um feat tão bom, que criamos uma música em cima – explica.
PH Original rodou com o Viralataz por diversos palcos. Com rimas sobre as vivências, o grupo realizou shows em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além de se apresentar em diversas cidades do Rio Grande do Sul e nos palcos do Planeta Atlântida e do Rap in Cena.
Mais produções
Impulsionado pela vontade de conhecer coisas novas e pela necessidade de estar sempre produzindo, em 2020, PH Original lançou o EP Flores, seu primeiro trabalho solo, com quatro faixas.
– Era uma vontade que eu tinha de lançar coisas diferentes das que fazia no grupo, ter essa liberdade de explorar coisas que talvez no Viralataz não fosse funcionar por conta do público que já consumia – comenta.
Em três anos de carreira solo, o artista já lançou 33 faixas de maneira independente, sendo um EP e dois álbuns. Com seu primeiro disco solo, intitulado O Último O.G Apaixonado, PH Original se tornou o primeiro artista a ser premiado na categoria Hip Hop do Prêmio Açorianos, em 2022.
– Ter sido indicado já foi uma surpresa. Foi uma parada meio simbólica por levar o primeiro prêmio da categoria com o meu primeiro álbum solo. Este foi um dos projetos mais diferentes que fiz até hoje, tem bastante instrumento, menos beats, uma parada muito orgânica – conta.
No álbum Jardins, lançado em abril, PH Original firmou uma parceria com o DJ Deelay, um dos fundadores do grupo Da Guedes. Eles foram apresentados por Thiago King, produtor de PH, que sugeriu uma colaboração de ambos em um single. Agora, estão à frente de diversos projetos juntos.
– Durante o processo de produção do álbum, criamos uma sinergia de trabalho “da hora”, unimos as vontades de fazer outros projetos. É algo que agregou 500% ao meu trabalho: chegar para fazer qualquer show e saber que é o Deeley ali. Eu me sinto mais confiante e seguro – destaca.
Próximos passos
Constante em seus lançamentos e versátil, PH Original prepara um álbum colaborativo com DJ Guizinho do Trem, que deve ser lançado em setembro. O projeto, que se chama Terminal O.G, deve misturar elementos do funk e do hip hop, além de seguir a vertente do drill, um estilo de rap com batidas mais fortes.
– O nome do álbum simboliza o encontro do produtor com o artista, onde o trem parou. Serão sete ou oito faixas inéditas, com vivências do nosso dia a dia, flertando com tudo que envolve nosso mundo e referências que o Guizinho trouxe de Londres – revela.
Uma das primeiras apresentações ao vivo do álbum deve ocorrer no palco principal do Rap in Cena, que ocorre nos dias 28 e 29 de outubro em Porto Alegre. PH Original subirá ao palco ao lado do DJ Deeley, em um show que ele promete ser um divisor de águas em sua carreira:
– Me sinto lisonjeado de poder dividir esse momento com o pessoal do Rap in Cena. Com certeza, vai ter músicas do álbum novo. É uma resposta ao meu trabalho, porque eu prezo pelo lance da consistência.
Produção: Lucas de Oliveira