Entretenimento



Falando de Sexo

Principais causas da coceira vaginal

Este pode ser um dos sintomas de infecções

20/09/2023 - 16h10min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução

Sinto coceira na vagina com muita frequência. O que pode ser isso? 

A coceira na região íntima é um sinal de que algo de anormal está acontecendo com seu corpo. Os sintomas podem aparecer na vagina ou na área genital chamada vulva (formada por clitóris, grandes e pequenos lábios, uretra, abertura vaginal e períneo). 

As causas comuns de coceira vaginal incluem infecções bacterianas e fúngicas, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – como clamídia, gonorreia ou tricomoníase – irritação ou reações alérgicas causadas por roupas, detergentes, sabonetes, cremes e preservativos. Além disso, mudanças nos níveis hormonais devido à transição para a menopausa, diabetes, piolho púbico, distúrbios de pele – como psoríase e líquen escleroso – também podem causar o desconforto. 

Leia outras colunas

Cuidados

Para ajudar a reduzir a probabilidade de coceira vaginal, mantenha sua área genital limpa e seca, use roupas largas, roupas íntimas de algodão durante o dia e nenhuma roupa íntima durante o sono, para ajudar a limitar a umidade na área, o que permite que sua vagina “respire”. Evite usar sabão, enxaguando a área com água. Faça um banho morno (não quente), evite duchas, pois elas eliminam bactérias saudáveis que ajudam a combater infecções. Não aplique sprays, fragrâncias ou pós de higiene perto da vagina. Evite absorventes internos se tiver uma infecção. Seque a área da frente para trás ao usar o banheiro. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias