Entretenimento



Estrelas da Periferia

Trap com sentimento: Lêsso prepara seu primeiro disco

Rapper, que é natural de Cachoeira do Sul, na Região Central, fala sobre a expectativa para a sua apresentação no Rap in Cena.

05/09/2023 - 10h30min

Atualizada em: 05/09/2023 - 11h02min


Otávio Conci / Divulgação
Álbum deve ter, pelo menos, sete faixas e feats

Aos 17 anos, João Guilherme Machado Carlesso saiu de Cachoeira do Sul, na Região Central, e mudou-se para Porto Alegre para estudar e prestar vestibular para Medicina. Hoje, aos 24, Lêsso, como é conhecido no mundo da música, prepara seu primeiro álbum e está confirmado no Rap In Cena, maior festival de rap do Brasil, que rola nos dias 28 e 29 de outubro na Capital.

– Inicialmente, vim para estudar. Eu não tinha ideia do que eu queria, mas pensei em Medicina, porque se eu conseguisse o mais difícil, poderia fazer qualquer outro. Tinha aquela pressão familiar padrão, avôs formados, minha mãe e tias também – conta. 

Após um tempo cursando Odontologia, por incentivo da mãe, Lêsso trocou de curso e começou a estudar Psicologia, porém sonhava em viver no meio artístico. Na escola, ele participou de diversos corais e peças teatrais, mas, segundo ele, nunca levou a sério. 

– Nesse meio tempo, um primo que fazia audiovisual me apresentou ao Drow Mattos, produtor da Núcleo Label, e eu disse que queria fazer uma música – relembra. 

Do encontro, nasceu o single Me Abraça, primeira composição de Lêsso, lançada em 2018. Na época, ele se inspirou em uma menina para compor a letra e expressar seus sentimentos em um momento em que tratava um quadro de depressão. 

– Junto com essa fase em que eu estava em depressão, o trap estava em ascensão,  eu gostava muito. Me identificava com os elementos do gênero, com várias vertentes, desde um som mais romântico até um mais animado – explica. 

A primeira produção marcou uma mudança na vida de Lêsso, que passou a trabalhar para investir no sonho de viver da música. Apesar disso, Me Abraça foi retirada do ar pelo cantor, sendo assim, apenas ele tem acesso a sua primeira música. 

– Apesar de eu não gostar da música, foi marcante e mudou a minha vida. Só eu tenho uma cópia dela, não tem mais nas redes sociais. Comecei a trabalhar para pagar clipe, divulgação, tirar essas paradas do meu bolso, para prosperar a minha música – comenta. 

Álbum de estreia

Em outubro, deve lançar seu primeiro álbum, que ainda não teve nome definido. Com, pelo menos, sete faixas, o projeto vai expressar os sentimentos de Lêsso em trap com pitadas de rock.

– Eu menciono muito os meus sentimentos, bem soul music. Apesar de ter uma pegada mais animada, eu sempre volto para aquela parada de paixão, acho que é algo bacana de transmitir – revela.

Influências

Lêsso ainda revela que Vescovi e Florence, artistas aqui do Estado, irão participar do seu álbum. Definidas pelo músico como “trap-emo”, suas músicas mesclam influências de diferentes artistas e gêneros. Fã da banda de heavy-metal Linkin Park, o gaúcho também se inspirou no cearense Matuê, rapper brasileiro com maior número de plays no Spotify, no norte-americano Lil Peep (1996-2017) e no mineiro Sidoka. 

– A banda que mais escutei na minha vida foi Linkin Park, acho muito boa aquela mistura de eletrônica com rock e rap. Lil Peep é o rap mais agressivo, que me identifiquei muito. Matuê é insano com Anos Luz, me fez querer mais e me inspirou na época – conta. 

Além do álbum, outubro vai trazer outro momento importante na carreira de Lêsso. No dia 28, ele vai se apresentar pela primeira vez no Rap In Cena, maior festival de hip hop do Brasil e que já conta com mais de 25 mil ingressos vendidos. 

– Vai ser um marco na minha carreira, apresentar o meu som e o meu trabalho em um dos maiores festivais de música do nosso país, para mais de 25 mil pessoas. Estou muito animado – expressa.

Futuro 

O artista ainda promete participações especiais em sua apresentação no Rap In Cena. Ele revela que irá trabalhar as músicas do seu álbum no palco do festival, em um show que promete ser “insano”, nas palavras do artista. 

Após o Rap In Cena, ele planeja fechar mais datas de shows. Ainda projeta o lançamento de dois singles neste ano e a gravação de videoclipes de faixas do seu álbum. 

– Estamos desenvolvendo as ideias de videoclipes, são dos sons que são feats. Depois do álbum, vou focar em desenvolver músicas para o ano que vem. Quero trabalhá-lo no Rap in Cena e fazer shows, shows e mais shows nas casas de todo o Estado – finaliza.

Pitaco de Quem Entende

O produtor Rafadélico, da Usina do Beat, comenta sobre o artista:

– Lêsso vem com muita sonoridade suas faixas. A música Meu Pulso Cai é uma verdadeira brisa.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para michele.pradella@diáriogaucho.com.br.

/// Para falar com a artista, ligue para (51) 99855-3534.

*Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias