Entretenimento



Estrelas da Periferia

Versos que falam de amor: conheça SouDG

Cria do bairro Glória, rapper está no elenco do Rap in Cena pela primeira vez e projeta álbum para 2024

12/09/2023 - 10h41min

Atualizada em: 12/09/2023 - 10h42min


Arquivo Pessoal / Reprodução
Aposta em rimas românticas para se destacar

Assim como o Diário Gaúcho, Diego Oliveira dos Santos também é conhecido como DG. Nascido e criado no bairro Glória, zona sul de Porto Alegre, o rapper, 20 anos, aposta em rimas românticas para se destacar no trap. Dos 14 aos 18 anos,  integrou alguns grupos de pagode e se apresentou em bares. Na igreja, aprendeu a tocar bateria. 

– Recebia um cachê: duas horas de apresentação e ganhava R$ 50, R$ 70. Eu tocava pandeiro e surdo, ficava meio escondido, mas queria mais, queria cantar – relembra. 

Aos 19 anos, SouDG, como é conhecido artisticamente (@_soudg no Instagram), gravou sua primeira música, GS. Antes de ser lançada oficialmente, a produção "vazou" e virou hit, o que levou o guri do bairro Glória a abrir um show de Borges Clout:

– Eu nem tinha lançado a música, era um trap acelerado com funk. Ela ficou sete meses rodando na rua, estava estourada. Aí, me convidaram para cantar na abertura do show do Borges, foi muito louco.

Sete meses depois, em setembro de 2022, a canção foi oficialmente lançada por DG, com direito a videoclipe gravado. 

– A música estourou como prévia, e eu tinha vergonha de botar a cara e falar que era minha. Foi tudo muito novo, cheguei no estúdio e não sabia o que era AutoTune (programa que corrige imprecisões na voz), nunca tinha gravado com microfone condensador – diz. 

Parcerias 

Após o sucesso da primeira produção, DG lançou uma música em parceria com MC Dino. No entanto, foi no ritmo do lovesong que se encontrou como artista: 

– Eu sempre curti Chris Brown, agora tem o CJ, aqui do Brasil, eles me inspiraram para escrever Baby I Love You. Inclusive, essa eu escrevi em meio a uma discussão com a minha namorada. 

O feat com LT, artista que já foi destaque nesta seção, ultrapassou a marca de 70 mil plays no Spotify e integra o EP Hopelees Romantic, que na tradução do inglês significa romântico incurável. Além de Baby I Love You,o disco conta com outras quatro músicas sobre amor. 

– São aventuras amorosas que eu mesmo vivi. As faixas vão do início ao fim de um relacionamento. Os feats são com Léo Bitencourt, MC Menzin, Andy e Muhiitz – pontua. 

DG ainda revela que o EP deve ganhar uma versão estendida, com novas faixas: 

– Se cada faixa bater cinco mil plays, vamos lançar uma versão “deluxe” do EP. 

Próximos passos

Além das rimas românticas, DG revela que prepara um “álbum motivacional” para 2024. Ainda neste ano, ele deve lançar duas músicas inéditas e o clipe de Baby I Love You

– Vou contar minhas vivências da favela, do bairro Glória, passar uma mensagem legal e de inspiração para a rapaziada – projeta. 

Uma das inéditas deve ser lançada no palco do Rap in Cena, maior festival de hip hop do Brasil, que ocorre nos dias 28 e 29 de outubro em Porto Alegre. Intitulada Vai e Vem, a faixa também deve ganhar um videoclipe. 

– Eu tô tri ansioso, quero entregar o melhor show que puder. É muito gratificante participar de um dos maiores festivais do nosso país, já me peguei chorando de lembrar que vou estar lá. Vai e Vem, com certeza, vai estar no set do show – celebra. 

Foi através de LT, outro artista confirmado no Rap in Cena, que DG ficou sabendo sobre a oportunidade de tocar no festival. Ele destaca que, no ano passado, estava em meio ao público, na pista, e, agora, realiza o sonho de participar do evento como artista:  

– Eu estava andando de skate na Orla quando o LT mandou mensagem falando que eles (produtores) queriam nosso show no Rap in Cena, fiquei nervosão. A gurizada de lá é muito humilde, o Guilherme Camerini (um dos idealizadores do festival) tem mantido contato comigo.

No dia 28, sábado, DG promete um show repleto de energia e surpresas no palco Baile do Saulit. Será a primeira vez do artista no Rap in Cena, em que ele destaca a presença de nomes como MC Daniel e Orochi, artistas que são suas inspirações: 

– Estamos elaborando um show muito bonito. Vamos entrar com um violino e jogar balões de coração na plateia durante Baby I Love You. O que o Orochi fez pela rapaziada na Mainstreet (gravadora), eu sonho em fazer aqui no Sul. O MC Daniel, eu admiro pela humildade e caráter. 

Para o verão de 2024, DG ainda promete se aventurar no funk. Em janeiro, ele compôs um “funk de ostentação consciente”, contando uma noite que viveu com amigos. 

– Dei um rolê no Quarto Distrito com amigos, transformei tudo que vivemos naquela noite em um funk. Cheguei em casa, escrevi e fui para dentro do carro do meu pai gravar – explica.

Pitaco de Quem Entende

O produtor Rafadélico, da Usina do Beat, comenta sobre o som do artista:

– DG é o último romântico do trap RS. Flows variados, com muita melodia marcante, sons que grudam na cabeça! Com certeza, se você ouvir, vai mandar uma das músicas para aquela gata que está na mira.

AQUI, O ESPAÇO É SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para michele.pradella@diáriogaucho.com.br.

/// Para falar com o artista, ligue para (51) 99422-5092.

* Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias