Entretenimento



Falando de Sexo

Como contar ao par sobre uma IST?

Se você transa só com seu parceiro e já foi no médico, comece contando dos sintomas

30/10/2023 - 15h55min

Atualizada em: 30/10/2023 - 15h56min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Tenho um namorado ciumento e eu estou com coceira na vagina. Como eu posso contar que estou com esse problema e que precisamos usar preservativo?

Se está com infecção sexualmente transmissível (IST), informe ao par o mais rapidamente possível, para a condição não se espalhar, mesmo que já tenha começado o tratamento ou esteja usando preservativos.

Agora, se você transa só com ele e já foi no seu médico, então comece a conversa contando dos seus sintomas, do que o médico disse e mostrando qual é a necessidade de vocês dois fazerem o tratamento com o uso de preservativo. Se o médico informou que os sintomas não passam só por sexo, é uma conversa mais assertiva. Porém, se os sinais de doença são causados por uma infecção por contágio, cara leitora, quem deve ficar incomodada é você, pois a conversa será sobre confiança e saúde.

Leia outras colunas

Recomendações

Para algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), os médicos recomendam o tratamento do casal ao mesmo tempo. Essa pode ser uma conversa difícil. Certifique-se de deixar seu parceiro fazer perguntas, e é importante expressar seus sentimentos.

Os preservativos são eficazes na prevenção da disseminação de algumas doenças. São melhores para proteger contra gonorreia, clamídia, HIV e tricomoníase. Mas oferecem menos proteção contra herpes, sífilis e verrugas genitais. Essas infecções podem se espalhar através do contato com lesões cutâneas que não são cobertas por uma camisinha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias