Entretenimento



Falando de Sexo

Como lidar com a retirada dos seios?

O melhor para recomeçar a vida sexual, nestes casos, é ir aos poucos

09/10/2023 - 16h03min


Lucia Pesca
Andrea Alves
Reprodução / Reprodução

Passamos por um momento bem complicado e difícil ano passado, quando minha parceira teve câncer de mama. Ela fez tratamento e uma cirurgia de retirada do seio, além de radioterapia. Hoje ela está bem, mas desde que aconteceu tudo isso, ela diz que não tem vontade de transar. 

Eu fico triste por ela e pela gente, pois sem sexo o casamento complica. Será que é normal ela ficar assim?

Querido leitor, é importante lembrar que as mamas ou seios – como falamos –, são um importante símbolo da feminilidade e sexualidade da mulher. É comum que, após a retirada de um dos seios, muitas mulheres fiquem com vergonha do próprio corpo, o que abala muito a autoestima. Muitas ficam deprimidas, com receio de serem rejeitadas por seus parceiros. E é claro que isso vai atingir sua sexualidade e, às vezes, o relacionamento do casal. É fundamental que os homens entendam a situação vivida pelas mulheres que retiram a mama. Eles precisam ajudá-las a superar o problema, apesar de eles também estarem sofrendo com a situação.

Leia outras colunas

Vá com calma

O melhor para recomeçar a vida sexual, nestes casos, é ir aos poucos, à medida que ela for se sentindo melhor, redescobrindo novos pontos de prazer no corpo de vocês dois. Se ela preferir, deixe-a usar sutiã. Lembre-se: o ponto mais sensível de uma mulher ainda é o ouvido, comece seduzindo-a falando histórias que vocês já viveram e que a deixou excitada e a elogie muito.

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama. Não deixe de fazer seus exames de rotina!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias