Falando de Sexo
Entenda a diferença entre climatério e menopausa
O momento de recomeçar a vida afetiva e sexual varia muito de pessoa para pessoa
Minha esposa tem 48 anos. Ela reclama que está na menopausa, mas eu acho que está no climatério. Fica muito desanimada em relação à libido, com aqueles calores, sua menstruação está bem irregular. Nossa convivência está ficando difícil. Queria saber o que fazer para deixá-la mais feliz, além de precisar de mais detalhes sobre as possibilidades de ela engravidar e sua fertilidade.
Depois dos 40 anos, algumas mulheres começam a ter esses sintomas – ondas de calor, irritabilidade, dificuldades sexuais –, que representam o climatério, até a chegada da última menstruação, que é a menopausa. A confusão entre essas duas fases é comum.
No climatério, há uma reviravolta dos hormônios no corpo feminino. Mudanças de humor, irritação, calorões e insônias são apenas alguns dos sinais desta etapa, que também pode ser sinalizada por sudorese, calafrios, palpitações, cefaleia, tonturas, perda da memória e fadiga.
Paciência
Para ajudar a sua parceira, tente ter paciência, ser compreensivo e prestativo. Ao mesmo tempo, não deixe que ela o faça de saco de pancadas. Lembre-se de que você não é a causa de tudo o que ela está sentindo. Se ela começar a não fazer as tarefas diárias e parecer muito descontrolada, leve-a o quanto antes ao médico. Procure soluções para diminuir o desconforto, trazendo água gelada durante a noite para ela beber ou propondo ver uma comédia para melhorar o humor.
No auge da vida reprodutiva, a mulher tem 75% de chances de engravidar e, nesta fase de revolução, as chances de gravidez não passam de 20%.