Entretenimento



Após tragédia 

Lei Ana Benevides: projeto quer tornar obrigatório o fornecimento de água potável de forma gratuita em shows

Proposta apresentada na Câmara dos Deputados leva o nome de fã de Taylor Swift que morreu em show no Rio

22/11/2023 - 09h33min


GZH
Arquivo pessoal / Reprodução
Projeto de Lei leva o nome de Ana Clara Benevides, que morreu no primeiro show de Taylor Swift no Rio de Janeiro, na última sexta (17).

Foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei que quer tornar obrigatório o oferecimento de água potável de forma gratuita em shows. A autoria é da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), que deu o nome de Ana Clara Benevides para a proposta — em homenagem à Ana, que morreu no primeiro show de Taylor Swift no Rio de Janeiro na última sexta-feira (17).

No documento consta que, caso a lei seja aprovada, será obrigatória a distribuição de água potável, tanto em shows particulares quanto públicos. Além disso, o projeto pede que sejam criadas estruturas mais adequadas para festivais, shows e eventos com grande concentração de pessoas — uma delas seria para cobrir filas que se formam para aguardar o início dos eventos.

A proposta pede que bebedouros sejam espalhados nos locais em que houver esse tipo de evento. O texto do projeto diz ainda que ficará a cargo do Poder Executivo determinar a punição em caso de descumprimento das normas (confira o que diz a proposta na íntegra).

"O presente projeto de lei possui o objetivo de garantir os direitos básicos aos públicos de eventos, a água se trata de um recurso principal para sobrevivência humana, sendo a mesma indispensável ao levamos em conta a atual crise climática em que vivemos", diz um trecho do texto que traz a justificativa do projeto.

A nível estadual

A mesma proposta também foi discutida nas Assembleias Legislativas dos estados do Rio de Janeiro e do Pará nesta terça-feira (21). 

O documento apresentado no Rio pelo deputado Otoni de Paula Pai (MDB), determina o fornecimento de água potável filtrada em eventos que reúnam público superior a trezentas pessoas, enquanto no Pará, a deputada Lívia Duarte (PSOL), disse que irá protocolar um projeto de lei que pede a distribuição de água gratuita em eventos com público esperado superior a duas mil pessoas.

Dino mandou liberar entrada com água em shows 

No sábado (18), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou uma portaria para permitir a entrada de garrafas de água para uso pessoal em shows no país. Outra medida anunciada é a que obriga produtores a oferecer água de graça em dias de forte calor. 

"A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso", escreveu o ministro no X (antigo Twitter).

O caso

Ana Clara Benevides, 23 anos, morreu na sexta-feira (17) depois de passar mal durante o show da cantora norte-americana no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. 

De acordo com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, a jovem foi encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho depois do primeiro atendimento no estádio, e tentou ser reanimada por 40 minutos. 

O laudo preliminar indicou que a jovem teve pequenas hemorragias nos pulmões. A informação foi divulgada na segunda-feira pelo Instituto Médico Legal (IML) na segunda-feira (20).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias