Transfobia no Halloween
Valéria Barcellos adia espetáculo após ser impedida de usar banheiro feminino em evento
Atriz publicou vídeo nas redes sociais falando sobre o ocorrido: "Presa em um mundo que me nega direitos básicos, como a fisiologia"
A atriz Valéria Barcellos diz ter sido vítima de transfobia em uma festa de Halloween, realizada em um hotel do Rio de Janeiro no início do mês. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (6), a artista falou mais detalhadamente sobre o ocorrido, quando diz ter sido impedida por uma segurança de utilizar o banheiro feminino do evento. Na ocasião, ela estava fantasiada de Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.
— Eu acho que o bigode feito à moda infantil, com sombra preta e delineados, confundiu a segurança, que não me permitiu a entrada no banheiro. E, mesmo comigo mostrando os seios, em uma atitude desesperada, me chamou de "menino", dizendo: "Guarde isso, menino" — contou.
Na publicação, Valéria reforça que estava vestida como o artista em homenagem à música I Want to Break Free — na tradução, "eu quero me libertar".
— É assim que eu me sinto. Presa em um mundo que é meu, me pertence, mas me cobra posturas, deveres e me nega direitos básicos, como a fisiologia — desabafou.
— Tenho sido ameaçada de morte. Tenho andado insegura e com medo. Privada da liberdade de ir e vir, simplesmente porque eu me posicionei. E ousei estar onde posso estar, mas onde parece que não devo — acrescentou.
"Receba todo o meu amor! Não percamos nossa fé na mudança, você é gigantesca dentro dessa evolução", comentou a atriz Agatha Moreira no post. "Minha querida, cabeça erguida e que todos seus colegas de trabalho lotem o teatro na sua estreia", desejou a apresentadora Astrid Fontenelle. "Valeria, querida! Estamos com você", reforçou a colega Débora Falabella.
Procurado pelo g1, o hotel não se pronunciou sobre o caso.
Espetáculo adiado
Ao trazer a situação para o debate público, a atriz contou ter recebido uma "nefasta e gigantesca rede de ódio e ameaça". Por esse motivo, decidiu adiar a estreia do espetáculo Isso a TV Não Mostra, que estava prevista para o domingo (5), no Rio de Janeiro.
— Diante de tantas ameaças, temi pela integridade física de quem lá estivesse, da minha própria, e acabei adiando a estreia para o próximo dia 12.
Confira o vídeo: