Previsão do tempo
Com chuva e temperatura acima da média no RS, fevereiro marca o início do enfraquecimento do El Niño
Máximas podem ficar até 3°C acima do que é esperado para o mês
No mês do Carnaval, a previsão para o Rio Grande do Sul é de chuva e temperatura um pouco acima da média. Mesmo com o começo do enfraquecimento do El Niño, ainda será possível notar alguns efeitos do fenômeno. Temporais pontuais, principalmente na metade norte do Estado, e termômetros que podem registrar máximas entre 1°C e 3°C acima do esperado para fevereiro estão previstos.
Segundo a Climatempo, a maioria das regiões do Rio Grande do Sul (confira o mapa abaixo) terá chuva um pouco acima da média esperada para fevereiro, enquanto outras ficarão com quantidade total dentro da habitual. Porto Alegre é uma das cidades que não deverão ultrapassar o esperado para o mês. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média de fevereiro na Capital é de 110.8 milímetros.
— Um pouco acima da média significa de 10 a 30 milímetros a mais do esperado. Olhando para o que aconteceu nos últimos meses, em decorrência do El Niño, o RS ainda deve ficar alerta para eventuais temporais e risco de alagamentos — pontua o meteorologista Guilherme Alves Borges, da Climatempo. Em Passo Fundo, no norte do Estado, o total de chuva no mês pode ultrapassar os 170 milímetros.
O perfil da chuva deve ser parecido com o que foi visto em janeiro e em dezembro. O padrão de verão costuma ter dias de tempo firme, com sol ou nebulosidade, e chuva à tarde e à noite, podendo ser em grande ou pequeno volume. Combinando com a passagem de frentes frias, as nuvens podem permanecer por mais dias no céu, assim como a chance de chuva.
— Então há chances (da quantidade) de chuva em fevereiro ficar perto do que foi a chuva em janeiro em algumas cidades, principalmente na metade norte do Estado. Na metade sul, deve chover bem abaixo do esperado. E, por conta da abertura do sol, a temperatura deve se elevar um pouco mais naquelas regiões — afirma Vanessa Gehm, meteorologista da Sala de Situação do RS.
A temperatura um pouco acima da média deve ser realidade em todo o Estado. Os termômetros podem registrar máximas até 3°C mais altas do que o esperado para o mês de fevereiro. Em Porto Alegre, a média do mês costuma ser em torno de 30.2°C.
— Na Fronteira Oeste, algumas cidades podem chegar aos 40°C. Em comparação à média climatológica, é um valor bem mais alto que o comum para o mês. Mas, comparando com os últimos anos, é normal da região — defende Vanessa. Em Uruguaiana, por exemplo, a média de fevereiro segundo o Inmet é 30.8°C.
Litoral Norte
Para aqueles que estão aproveitando o verão nas praias gaúchas, a previsão não difere muito do resto do Estado. No Litoral Norte, o tempo deverá seguir nublado, com leves aberturas de sol. A chuva deve ficar dentro da média. Em Torres, isso significa um volume total de chuva próximo dos 172.2 milímetros. A temperatura também ficará um pouco acima do esperado, com os termômetros registrando máximas próximas dos 29°C.
— Deve ter alguns dias com vento intensificado devido a passagem de frentes frias. O Litoral Norte também pode sofrer com os dois padrões de chuva, de verão e de frente fria. Mas o destaque do mês, com certeza, será a alta temperatura — garante Borges.
El Niño
O El Niño segue influenciando o clima no Estado, resultando em registros de chuva e temperatura acima da média. De acordo com o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM), há mais de 90% de probabilidade de que este fenômeno cíclico do Pacífico persista até abril de 2024.
— Ele esteve no pico em janeiro e, a partir da metade de fevereiro, deve começar a perder intensidade. Então até lá, o El Niño pode seguir influenciando o Estado — ressalta o meteorologista da Climatempo. O período de neutralidade, após o fim do fenômeno, deve começar ainda no outono deste ano.
A fase neutra é quando não se tem nenhum evento do El Niño nem do La Niña, e são mantidas as condições comuns às estações. Primavera e verão historicamente são as estações mais quentes e que provocam mais chuva.
*Produção: Yasmim Girardi