Falando de Sexo
Como conversar com o parceiro sexual
É importante ser franco, principalmente quando a saúde está em jogo
Sou uma mulher solteira, mas tenho um relacionamento ocasional fixo. Eu só transo com ele, mas antes dele tive outros. Acho que estou com alguma "pereba", mas estou sem jeito de dizer pra ele. Como posso fazer isso? A gente usa preservativo na maioria das vezes, mas tiveram muitas que a gente não tinha e transou.
Querida amiga, esta pode ser uma conversa difícil, mas se você acha que tem alguma infecção sexualmente transmissível (IST), informe o seu parceiro o mais rápido possível. Você pode espalhar a infecção mesmo se já iniciou o tratamento ou está usando preservativos. Com algumas ISTs, os médicos recomendam o tratamento de ambos os parceiros ao mesmo tempo. A gente entende que é uma conversa delicada, mas ele pode ser o transmissor inclusive. Algumas pessoas acham útil escrever sobre essa conversa antes de falar, como uma forma de treinar o encorajamento. Certifique-se de deixar seu parceiro fazer perguntas, é muito importante expressar seus sentimentos.
Os preservativos
Mesmo que a camisinha e os preservativos sejam eficazes na prevenção da disseminação de algumas ISTs, elas não são perfeitas. Os preservativos são melhores para proteger contra gonorreia, clamídia, HIV e tricomoníase, mas oferecem menos proteção contra herpes, sífilis e verrugas genitais.
Estas infecções podem se espalhar por meio do contato com lesões cutâneas que não são cobertas por um preservativo. Finalmente, os preservativos oferecem praticamente nenhuma proteção contra caranguejos e sarnas. Além do mais, o preservativo vai ser mais eficaz se usado desde o inicio da relação.