Entretenimento



Vai começar a folia

Descida da Borges abre o Carnaval de Porto Alegre nesta sexta-feira; veja a programação e o que muda no trânsito

Já o circuito descentralizado na Lomba do Pinheiro terá 15 blocos no sábado

25/01/2024 - 18h26min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Camila Hermes / Agencia RBS
Tradicional evento do Carnaval de Porto Alegre ocorre no Centro Histórico.

Porto Alegre dá largada, nesta sexta-feira (26), ao Carnaval 2024 com a tradicional Descida da Borges. O evento ocorre das 20h à meia-noite, no Centro Histórico, e terá apresentações das escolas Estado Maior da Restinga (atual campeã da Série Ouro) e Copacabana (atual campeã da Série Prata), além da tribo Os Comanches.

Na abertura do evento, o prefeito Sebastião Melo vai entregar a chave da cidade para a Corte do Carnaval, composta pelo Rei Momo Pablo Gawlinski (o Japa), a rainha Evelyn Pereira e as princesas Janaina Pereira e Nicoly Gonçalves. Outra presença confirmada é da Corte da Diversidade, com Maria Estela (rainha), Valentina Brandão (primeira princesa) e Alicia Soares (segunda princesa).

De acordo com a prefeitura da Capital, este ano serão 250 metros de desfile ao invés dos 150 metros percorridos em edições anteriores — em 2023, não houve caminhada, com a festa ocorrendo junto ao palco montado em frente ao Largo Glênio Peres. Em função das obras de revitalização do Quadrilátero Central, o desfile começará na Borges de Medeiros, na altura da Rua José Montaury, e seguirá até a Avenida Siqueira Campos, em frente ao Mercado Público.

Circuito descentralizado

O Carnaval de rua de Porto Alegre, em 2024, terá um total de 84 blocos. A grande novidade fica por conta dos circuitos descentralizados, além dos desfiles na orla do Guaíba. Serão investidos R$ 950 mil pela prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), o maior aporte já feito ao evento na cidade.

— Teremos ações não apenas na Orla, mas também na Restinga, na Lomba do Pinheiro e em outras regiões de Porto Alegre. Estamos levando a descentralização da cultura para essas comunidades — destaca o secretário municipal de Cultura, Henry Ventura.

A programação começa no sábado (27), das 14h até as 22h, quando 15 blocos desfilam na Estrada João de Oliveira Remião, com largada em frente ao Centro Cultural da Lomba do Pinheiro.

Confira, abaixo, a programação completa e o que muda no trânsito na sexta-feira e no sábado.

Descida da Borges

  • Quando: nesta sexta-feira, a partir das 20h
  • Onde: Centro Histórico de Porto Alegre
  • Quanto: evento de graça, aberto ao público
  • Programação:
    - 20h — Entrega da chave para o Rei Momo e a Corte do Carnaval
    - 20h45min — Tribo Os Comanches
    - 21h30min — Copacabana
    - 22h45min — Estado Maior da Restinga
    - 0h — Término do evento
  • Trânsito: a partir das 17h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai bloquear parte da Borges de Medeiros, entre a José Montaury e a Siqueira Campos. O desvio de trânsito será realizado pela Rua Uruguai
  • Transporte público: as linhas M10 (Lomba do Pinheiro) e M98 (Restinga), madrugadão, receberão reforço nas viagens. O ponto de táxi da Uruguai será mantido. Os horários de ônibus podem ser consultados pelos aplicativos Moovit, Cittamobi e Lá Vem o Ônibus.

Circuito Lomba do Pinheiro 

  •  Quando: sábado, das 14h às 22h
  • Onde: Estrada João de Oliveira Remião, com largada em frente ao Centro Cultural da Lomba do Pinheiro 
  • Blocos:
    — Bloco do Pérola Negra
    — Bloco do Guerreiro da Lomba
    — Bloco do Escorpião do Veneno do Amor
    — Bloco da União do Morro
    — Bloco do Swing da Mafiosa
    — Bloco dos Retalhos
    — Bloco da Trinca
    — Bloco Zé Pelé
    — Bloco Universidade do Samba
    — Bloco Tinga Mania
    — Bloco Mavitron
    — Bloco Carnalivros
    — Bloco Tropa do Pavão
    — Bloco Grande Lomba
    — Bloco Fala Favela
  • Trânsito: a EPTC realizará o bloqueio da Estrada João de Oliveira Remião, entre as ruas São Pedro e São Paulo, sentido Sul-Norte, das 8h às 0h para o desfile dos blocos. No sentido contrário, será feita uma divisória da pista com cones para trânsito de uma faixa por sentido. O serviço é válido para o transporte público também

MAIS SOBRE

Últimas Notícias