Falando de Sexo
Tabagismo afeta a vida sexual masculina?
Alertas que relacionam a impotência com o cigarro são fundamentados em fatos científicos
Sou fumante e minha esposa me torra a paciência por causa do cigarro. Mas agora ele disse que viu uma reportagem que dizia que o cigarro prejudica até o sexo. Será?
Olha amigo, tua esposa deve gostar muito de ti, por isto te pede para tu parar de fumar. Mas nem sempre a gente faz boas escolhas, e com certeza o cigarro é uma péssima escolha! Sabe aquele alerta sobre o risco de impotência nas caixas de cigarro? Com base em quase duas décadas de evidências, o uso do tabaco é um importante fator de risco para impotência. Portanto, sim, estes alertas que relacionam a impotência com o cigarro são reais e muito bem fundamentados em fatos científicos.
Disfunção erétil
A disfunção erétil entra em cena quando o homem não consegue manter ereção para uma atividade sexual satisfatória. O tabagismo aumenta a possibilidade de isso acontecer porque suas substâncias nocivas afetam os vasos sanguíneos, aumentam a formação de placas nas artérias e dificultam a circulação do sangue para o pênis. Com o passar dos anos, a tendência é que o fumo provoque entupimento dos vasos da região, impedindo que o sangue chegue com força suficiente aos corpos cavernosos a fim de manter a ereção.
Os seis maiores estudos das últimas décadas revelaram uma maior prevalência de tabagismo entre homens impotentes. A meta-análise revela que 40% dos homens impotentes eram fumantes, em comparação com 28% dos homens da população em geral. Quem sabe esta pode ser uma excelente meta para 2024!