Por engano
Como José Venâncio morre na versão original de "Renascer"
Personagem foi interpretado por Taumaturgo Ferreira na primeira versão da novela
Se a nova versão de Renascer seguir o roteiro da trama original, de 1993, o filho mais bem-sucedido de José Inocêncio, José Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas no remake, vai morrer em algum momento da história. Na versão original, quem deu vida ao filho do coronel foi Taumaturgo Ferreira.
Ainda que tenha sucesso nos negócios, a trama de Venâncio se desenvolve pelos conflitos da vida pessoal. Ele é casado com Eliana, interpretada atualmente por Sophie Charlotte, mas mantém um caso com uma amante, que é uma mulher trans, vivida por Gabriela Medeiros.
Na versão original, o empresário tem um destino trágico, ao ser assassinado por Tenório, vivido por Herson Capri. Na trama atual, o personagem foi rebatizado como Egídio e terá Vladimir Brichta como intérprete.
Como José Venâncio morreu na trama de 1993
Na trama original, Tenório é produtor de cacau e o principal inimigo do coronel. O personagem passa parte da novela tramando emboscadas para derrotar Inocêncio. Mas a morte de José Venâncio ocorre por conta de um engano.
Venâncio encontra o irmão, João Pedro, no aeroporto de Ilhéus. Os dois seguem viagem, de carro, para a fazenda do pai. Ao passar pela região rural da cidade, são surpreendidos por tiros, que atingem o irmão mais velho, causando sua morte. Ao saber do assassinato, José Inocêncio acredita que os tiros eram para matar ele, e não o filho.