Falando de Sexo
O que é gravidez ectópica?
Quando isso ocorre, é necessário interromper a gestação
Minha irmã teve uma gravidez ectópica e teve que interromper ela. Queria saber o que é e se era mesmo o caso de interromper a gestação?
Uma gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta em algum lugar diferente do útero.
Numa gravidez normal, quando o espermatozoide fertiliza um óvulo, o zigoto resultante move-se através da trompa de falópio e eventualmente se implanta no revestimento do útero. A grande maioria das gestações ectópicas – mais de 90% – ocorre nas trompas de falópio. Quando isso acontece, à medida que a gravidez avança, pode causar a ruptura da trompa, o que pode provocar hemorragia interna. Em outros casos raros, uma gravidez ectópica pode ser encontrada no ovário, no colo do útero ou em algum outro lugar do abdômen.
Inviável
Independentemente de onde fora do útero o zigoto se implanta, uma gravidez ectópica não é uma gravidez viável: não pode resultar num bebê saudável e precisa ser interrompida para proteger a saúde da mulher grávida. É por isso que requer diagnóstico e tratamento imediatos.
Quando o médico suspeita de uma gravidez ectópica, ele usará uma combinação de exames de sangue e ultrassonografia para fazer um diagnóstico. Como uma gravidez ectópica não pode se mover naturalmente ou ser transferida para o útero, sempre é necessário tratamento para interromper a gravidez. Muitas mulheres que tiveram uma gravidez ectópica conseguem ter uma gravidez normal e saudável mais tarde.