Entretenimento



Falando de Sexo

Pode ter relação sexual no pós-parto?

Nas primeiras tentativas, o uso de lubrificante é fundamental

08/02/2024 - 15h22min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Eu tô grávida e minha mãe me disse que a mulher depois do parto não pode fazer sexo. Mas acho que isso deve ser coisa do passado, porque a gente não parou de transar e também não quer parar depois que a nossa filha nascer. Queremos saber se tem que ficar sem sexo.

Amiga, uma coisa de cada vez. Agora é hora de curtir o que está acontecendo, que é essa gestação, acompanhada de sexo bom e de qualidade. Cada mulher tem uma experiência única, tanto na gestação quanto no pós-parto. Seja qual for o tipo de parto, a orientação é respeitar um período de alguns dias, também chamado de puerpério, em que a mulher deve evitar relações sexuais. Segundo os médicos, o objetivo é dar um “tempo” para que o organismo possa se recuperar. A verdade é que, enquanto algumas mulheres experimentam dor, fadiga e estresse no pós-parto, outras não veem a hora de voltar a ter relações sexuais. Mas o mais importante é a mulher conversar com seu ginecologista dentro das três primeiras semanas pós-parto e a necessidade de conversas francas sobre o assunto com seus parceiros. 

Leia outras colunas

Retomada

Nas primeiras tentativas, o uso de lubrificante é fundamental, porque a ação dos hormônios necessários para a gravidez e para o parto leva as mulheres a ficarem menos lubrificadas, principalmente se estiverem amamentando. Algo que influencia muito a decisão das relações sexuais após ganhar o bebê é o modo de parto, a autoconfiança e imagem corporal. 

Porém, nunca devem esquecer que vocês são homem e mulher. A parentalidade entra, mas não esqueçam do casal.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias