Do Brasil para o mundo
Além de Wagner Moura, veja outros atores brasileiros que também brilharam em Hollywood
No longa "Guerra Civil" (2024), ele assume o protagonismo ao lado de Kirsten Dunst e interpreta um jornalista em meio a um conflito armado
Atores e atrizes brasileiros com carreiras já consolidadas no país têm ganhado mais espaço em grandes produções de Hollywood nos últimos meses. O exemplo mais recente é Wagner Moura, que está no elenco de Guerra Civil. O longa chegou aos cinemas na última quinta-feira (18).
O artista baiano iniciou sua carreira internacional com participação em Elysium (2013), ficção científica com Matt Damon, e teve a popularidade impulsionada com a série Narcos (2015-2017), da Netflix, na qual interpretou Pablo Escobar. Após o sucesso da produção, o ator se mudou para os Estados Unidos e participou de outras duas produções do streaming: Wasp: Rede de espiões (2019) e Sérgio (2020), em que deu vida ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
No início deste ano, ele também participou da série Sr. e Sra. Smith, do Prime Video, produzida e estrelada por Donald Glover. Já em Guerra Civil, longa distribuído pela A24, Wagner Moura assume o protagonismo ao lado de Kirsten Dunst, e interpreta um jornalista em meio a um conflito armado.
Mas, além dele, outros brasileiros têm roubado a cena em filmes e séries hollywoodianas. Pensando nisso, GZH selecionou sete artistas que também estão conquistado reconhecimento internacional e trazido atenções positivas para o audiovisual brasileiro.
Sônia Braga
Nascida no Paraná e criada em São Paulo, Sônia Braga possui uma carreira consolidada nos Estados Unidos. Sua primeira participação em produção internacional foi em 1985, em O Beijo da Mulher Aranha, que é considerado um filme estadunidense e brasileiro, já que foi gravado em São Paulo.
A atriz seguiu sendo escalada para papeis nos Estados Unidos, e integrou o elenco do filme vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora, Rebelião em Milagro (1988), no qual interpretou uma trabalhadora rural do Novo México. Sônia também fez participação em séries como The Cosby Show (1986) e Sex and the City (2001).
Nos últimos anos, a artista se dividiu entre produções nacionais, como Aquarius (2016) e Bacurau (2019), e internacionais, com a participação em Extraordinário (2017).
Em 2024, o terror A Primeira Profecia, prelúdio da franquia A Profecia, trouxe Sônia Braga no papel de uma freira envolvida com conspiração demoníaca.
Gabriel Leone
Gabriel Leone fez a sua estreia em produções internacionais no longa Ferrari (2023), ao lado de Adam Driver, Penélope Cruz e Patrick Dempsey. Na produção, o ator interpreta o piloto espanhol Alfonso De Portago.
No Brasil, Leone já havia participado de Velho Chico (2016), Os Dias Eram Assim (2017), Onde Nascem os Fortes (2018) e Eduardo e Mônica (2020).
Marco Pigossi
Spin-off da série The Boys, Gen V estreou no Prime Video em setembro de 2023, trazendo no elenco Marco Pigossi, rosto conhecido das novelas brasileiras. Na produção, o ator interpreta o cientista Edison Cardosa e desempenha papel essencial na trama.
Pigossi já participou também de produções espanholas e australianas. Atualmente, está focado no projeto nacional O Maníaco do Parque, que está sendo desenvolvido pelo Prime Video.
Bruna Marquezine
Bruna Marquezine começou a sua carreira em Hollywood com o filme Besouro Azul (2023). Na produção da Marvel, a atriz brasileira vive Jenny Kord, filha de Ted Kord, o segundo Besouro Azul, que está desaparecido no longa.
A atriz já havia participado de outra produção internacional em 2015, quando ganhou um papel no filme Breaking Through: No Ritmo do Coração. O longa também teve participação da cantora Anitta.
Seu Jorge
Além de cantor e compositor, Seu Jorge também já fez participações no audiovisual. Em 2023, esteve no elenco de Asteroid City, lançado em 2023 pelo cineasta norte-americano Wes Anderson, no Festival de Cannes. No filme, ele interpreta um músico que passa pela cidade na qual a trama é ambientada, com um grupo itinerante de cowboys.
A produção marca uma antiga parceria entre o diretor e o cantor, que também estrelou A Vida Marinha com Steve Zissou, de Anderson, em 2004.
No Brasil, Seu Jorge já esteve em produções clássicas, como Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite 2 (2010) e Marighella (2021).
Alice Braga
Alice Braga acumula em seu currículo uma extensa participação em produções estrangeiras. Em 2023, estrelou o filme Hypnotic: A Ameaça Invisível, de Robert Rodriguez, ao lado do ator Ben Affleck. No papel, a brasileira interpretou a porto-alegrense Diana Cruz.
Alice já esteve nos filmes internacionais Eu sou a Lenda (2007), Elysium (2013), A Cabana (2017), Os Novos Mutantes (2020) e O Esquadrão Suicida (2021), entre outros. No Brasil, também estrelou o filme Eduardo e Mônica (2020).
Maria Fernanda Cândido
Dando continuidade ao universo mágico da saga Harry Potter, Maria Fernanda Cândido surpreendeu os fãs brasileiros do bruxinho participando do longa-metragem Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (2022), no papel de Vicênzia Santos, uma bruxa representante do mundo latino. A participação da atriz repercutiu bastante na época.
A carreira internacional da paranaense também se estende aos longas O Traidor (2018) e Les Chambre des Merveilles (2023).
Expoente na televisão brasileira, com participações em novelas e minisséries como Paraíso Tropical (2007), Capitu (2008), Felizes para Sempre? (2015), a atriz também estrelou a recente produção do diretor Luiz Fernando Carvalho, A Paixão Segundo G.H (2024), e Vermelho Monet (2022), que já esteve em festivais em todo o país e chega aos cinemas em 9 de maio.