Luto na cultura
Personalidades lamentam morte de Ziraldo
Cartunista de 91 anos morreu dormindo em sua casa, no Rio de Janeiro
Morreu, na tarde deste sábado (6), Ziraldo, desenhista e escritor, responsável pela criação do "Menino Maluquinho", um de seus personagens mais famosos. O artista tinha 91 anos e estava em seu apartamento, no Rio de Janeiro. A família confirmou a morte, segundo o portal G1.
A morte comoveu fãs de todo o Brasil e repercutiu entre celebridades e personalidades. Lula publicou uma mensagem no X (Twitter) lamentando a perda do escritor, jornalista e chargista. O presidente relembrou as principais obras de Ziraldo e suas contribuições em defesa da democracia durante os anos da ditadura militar.
"O Brasil perdeu neste sábado, um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país", diz a mensagem.
A atriz Flávia Alessandra se manifestou em sua conta no X.
No Instagram, o ator Matheus Nachtergaele compartilhou a imagem do personagem Menino Maluquinho e uma mensagem de despedida:
A ex-deputada federal Manuela D'Ávila também se manifestou em seu perfil no Instagram:
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, lamentou a morte em seu perfil no X. "Tive muita sorte de ter convivido com ele e visto de perto não só seu talento, mas seu amor ao Brasil", escreveu.
O jornalista e apresentador Zeca Camargo publicou uma foto em seu Instagram lamentando a morte do cartunista:
Os atores Michel Melamed, Evandro Mesquita e Emanuelle Araujo também publicaram mensagens:
Walcyr Carrasco, escritor, roteirista e dramaturgo, lamentou a morte do desenhista. Em seu perfil no Instagram, ele escreveu que a histórias de Ziraldo "marcaram a infância de muitos e continuam a encantar gerações".
Clubes de futebol também lamentaram a morte do chargista. Torcedor do Flamengo, Ziraldo desenhou diversos mascotes do futebol brasileiro. São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras publicaram mensagens no X: