Cunhã-poranga
Quem é Isabelle, finalista do "BBB 24"
Manauara de 31 anos é dançarina e já venceu outro reality show
A cunhã-poranga (termo que significa "mulher bonita" em tupi-guarani) Isabelle chegou à final do BBB 24 e, agora, disputa o prêmio milionário com Davi e Matteus. No jogo, foi fiel escudeira do baiano, se movimentou entre alguns grupos e chamou atenção do público por exaltar a cultura do norte do país.
O que nem todo mundo sabe é que, antes do reality, a manauara de 31 anos passou por diversos caminhos profissionais, que vão desde uma graduação em Letras até um concurso de beleza a bordo de um navio, no qual conquistou o título de Rainha do Peladão.
Quem é Isabelle, finalista do BBB 24
A jornada de Isabelle começou com uma gravidez complicada da mãe, aos 13 anos. A infância foi igualmente conturbada: passou fome e precisava pegar três ônibus para chegar à escola. Começou a trabalhar aos nove anos vendendo roupa na feira com a avó. Formada em Letras, chegou a dar aulas por um tempo, mas, quando entrou no BBB, trabalhava exclusivamente como dançarina de boi-bumbá e influenciadora nas redes sociais.
Ela sempre amou a arte e tem muito orgulho da cultura do Amazonas. Em 2014, ganhou o concurso de Rainha do Folclore do Garantido e ficou no posto por três anos. Em 2017, conquistou o título de cunhã-poranga do Garantido. Hoje é dançarina no Festival de Parintins e faz vários shows pelo Brasil. A festa folclórica é realizada anualmente e conta com a a disputa entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso.
Isabelle também foi a vencedora de diferentes concursos de beleza, como Miss Manaus 2013 e Miss Amazonas Globo 2016. O mais curioso, entretanto, é o título de Rainha do Peladão, conquistado em 2018 no programa Peladão a Bordo. O concurso elege a musa de um campeonato de futebol amador da região. Na época, ela representava o Jacaré F.C. Atualmente, o reality tem o nome de A Bordo – O Reality.
As dificuldades, contudo, não tiraram de Isabelle a alegria de viver e a espontaneidade, características que se orgulha em ter. Considera-se protagonista da própria vida e se diz a verdadeira essência da mulher do Amazonas.
— Eu sou uma mulher aguerrida, carismática, destemida. Tenho personalidade — garantiu Isabelle à Globo antes de entrar no BBB.