Literalmente
Três livros para matar a saudade do "BBB"
Algumas obras têm muito em comum com o reality show
Está sentindo falta das tretas, brigas por comida, provas de resistência e de dar aquela espiadinha? Indico aqui três obras que têm tudo isso e mais um pouco. Te joga!
1984 (GEORGE ORWELL)
No BBB 24, Vanessa Lopes disse que o programa foi baseado neste livro, mas foi o contrário. A inspiração para o reality vem do Grande Irmão (Big Brother, em inglês), entidade que vigiava toda a sociedade deste futuro imaginado pelo autor – como foi publicado em 1949, o ano de 1984 era ainda muito distante. É impressionante ver que Orwell “adivinhou” muitas coisas que fazem parte das nossas vidas na atualidade. E aproveitem, a obra entrou em domínio público, por isso, há edições diversas e com preços que podem ficar abaixo de R$ 20.
Julia (SANDRA NEWMAN)
Nesta releitura de 1984, temos um viés mais feminista, já que a história é centrada em uma mulher. Sob a ótica de Julia, vemos um mundo machista, no qual as mulheres são subjugadas a muito mais regras do que os homens, não têm domínio do próprio corpo, são rechaçadas caso façam sexo sem fins de procriação e só recebem algumas vantagens quando estão grávidas – se for por inseminação artificial. É uma distopia (lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de opressão), ou talvez, em alguns aspectos, não esteja assim tão distante da realidade...
Senhor das Moscas (WILLIAM GOLDING)
Um grupo de crianças se vê sozinho em uma ilha após um desastre aéreo. Eles precisam se organizar, escolher um líder, dividir tarefas, delegar funções. Parece familiar? A convivência com pessoas diferentes é sempre um grande desafio. Mas, em alguns momentos, essa gurizada do livro consegue ser mais madura do que muitos participantes do programa de TV.