Entretenimento



DELAS

Mitos e verdades sobre a alimentação saudável

Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as quintas-feiras

02/05/2024 - 17h04min

Atualizada em: 02/05/2024 - 17h40min


Giordana Cunha
Giordana Cunha
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Alimentos in natura são os mais recomendados

Quem não quer viver por muito tempo, com saúde para dar e esbanjar?

Para que isso seja possível, a alimentação saudável deve ser incluída na rotina de todas, recomenda a professora de Nutrição na Fadergs, Rochele da Silva Boneti.

Porém, muitas mulheres acabam ficando confusas, sem saber no que acreditar, com o tanto de informações que consomem quando vão em busca de conhecimento para dar início a esse novo hábito. 

Pensando nisso, a coluna Delas perguntou à Rochele se alguns dos ditos populares fazem realmente sentido ou não. Confira!

Desvendando ditos populares

  • Produtos light ou diet são mais saudáveis
    MITO. Alguns alimentos lights e/ou diets possuem ingredientes ultraprocessados. É importante olhar sempre a composição, pois, geralmente, são cheios de conservantes e aditivos, segundo a nutricionista.
  • Comer banana reduz a câimbra
    MITO. A banana é apenas um dos fatores que auxiliam para não ter câimbra. A contração não está relacionada apenas com o potássio que a fruta possui, existem muitas outras razões para que isso aconteça. 
  • Água com gás causa celulite
    MITO. O gás até auxilia no surgimento da celulite, mas não é o único causador. Não fazer atividade física e ingerir muito açúcar são algumas das razões que influenciam na aparição dos “furinhos”. 
  • Manteiga é mais saudável do que margarina
    VERDADE. Porém, não dá para considerar a manteiga um produto saudável. Ela apenas é menos prejudicial do que a margarina por possuir uma quantidade menor de ingredientes ultraprocessados.
  • Refrigerantes sem açúcar não fazem mal
    MITO. Eles fazem mal, sim. Não possuem açúcar em sua composição mas são carregados em adoçantes e outros ingredientes ruins. Deve-se tomar o mínimo possível.
  • O consumo de ovos aumenta o colesterol
    VERDADE. Mas para quem tem predisposição genética a desenvolver uma hipercolesterolemia – ou seja, quem possui, na família, pessoas com alteração no colesterol.
  • Ficar em jejum emagrece
    MITO. Porque no momento em que for comer, depois de ter ficado muito tempo sem ingerir alimentos, vai acabar consumindo mais comida do que se fizesse todas as refeições do dia.

Dicas de ouro

  • Frutas visíveis
    Um dos grandes segredos para ter sucesso na execução deste novo hábito é a organização. É recomendado deixar frutas em lugares que estejam no seu campo de visão dentro da sua casa, do seu trabalho ou de lugares que frequenta regularmente. — — Com isso, você vai consumi-lo mais facilmente — comenta a nutri.
  • Variedades
    Por mais que essas comidas tenham uma validade menor, tente ter opções para não ingerir a mesma coisa sempre e acabar enjoando.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias