Entretenimento



Túnel do Tempo

Há 20 anos, estreava "Senhora do Destino", sucesso de público, crítica e memes

Trama de Aguinaldo Silva é lembrada até hoje, principalmente por conta da vilã Nazaré Tedesco

28/06/2024 - 11h08min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Zé Paulo Cardeal / TV Globo/Divulgação
Nazaré é campeã de memes até hoje

"Mande notícias do mundo de lá, diz quem fica..." Há exatos 20 anos, Maria Rita soltava a voz pela primeira vez na abertura de Senhora do Destino. A saga de Maria do Carmo Ferreira da Silva (Susana Vieira) estreou no dia 28 de junho de 2004, e é uma trama que ficou marcada para sempre no coração e na mente do público. Seja por sua protagonista carismática, seja pela vilã icônica Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), a novela escrita por Aguinaldo Silva marcou a história da teledramaturgia, e segue viva em memes, bordões e nas reprises que, vez ou outra, são exibidas na telinha. Relembre algumas cenas marcantes desse novelão!


Sequestro e morte

Zé Paulo Cardeal / TV Globo/Divulgação
Isabel ficou desesperada com o sequestro de sua bebê

O último capítulo mostrou Maria do Carmo de volta a sua cidade natal, Belém do São Francisco, em Pernambuco, acompanhada de Giovanni Improtta (José Wilker, 1944 – 2014), Dirceu (José Mayer), Cláudia (Leandra Leal), Edgar (Dan Stulbach) e Isabel (Carolina Dieckmann). O clima de felicidade é rompido quando Nazaré sequestra a bebê Linda, filha de Isabel, deixando todos desesperados.

Em cenas eletrizantes, a vilã tenta fugir com a criança nos braços – uma imagem que virou mais um dos diversos memes da personagem – e é encurralada. Isabel conversa com a mãe adotiva e apela para o amor que sempre as uniu. Em um minuto de lucidez, Nazaré devolve a bebê e, em seguida, se joga da ponte. Será que foi o fim da megera? Anos depois, o autor Aguinaldo Silva deixou no ar a possibilidade de Naza ter sobrevivido à queda e, quem sabe, voltaria à telinha algum dia. A ideia animou os fãs da vilã, mas acabou ficando só na promessa.


Grande Família

TV Globo / Divulgação
Uma família muito unida...e também muito ouriçada

Que dona Nenê (Marieta Severo), que nada! A grande família mesmo é a Ferreira da Silva, que nem no último capítulo parou de aumentar. E é claro que a história termina com o clã reunido em volta de uma mesa farta. Maria do Carmo, que vivia "varada de fome", observa a mesa cheia de filhos e netos, e finaliza a história com uma mensagem de otimismo, dizendo que o Brasil é o melhor lugar para se viver, apesar de tudo. 

A trama mais realista de Aguinaldo Silva é também a mais lembrada pelos telespectadores. Não é à toa, afinal, Maria do Carmo é a personificação da mulher brasileira: batalhadora, corajosa, criou os filhos sozinha e valoriza a família acima de tudo. Em contraponto, Nazaré é a vilã que amamos odiar, com suas tiradas sarcásticas, apelidos nada carinhosos ("songamonga", "anta nordestina", "flageladinhos") e até mesmo um certo charme, é difícil até hoje apontar uma personagem maléfica que tenha chegado a seus pés. Senhora do Destino é um marco na TV brasileira e certamente está entre as novelas de maior repercussão e audiência dos últimos anos, sucesso também nas reprises. 


Acerto de contas

TV Globo / Divulgação
O público vibrou com essa surra

Uma das sequências mais aguardadas foi o primeiro embate de Maria do Carmo e Nazaré. A vilã tenta extorquir a nordestina, prometendo informações de sua filha perdida, mas o tiro sai pela culatra. Do Carmo encurrala a inimiga e lhe dá uma baita surra, para alegria do público.


Castigo merecido

João Miguel Júnior / TV Globo
Naldo teve o fim que merecia

Dos cinco filhos da protagonista, o único que não teve final feliz foi Reginaldo (Eduardo Moscovis), um político corrupto e sem escrúpulos, que tinha vergonha de sua origem. 

Na reta final, ele não consegue escapar da fúria de seus eleitores, que o cercam após seus podres serem descobertos. Atingido por uma pedra, ele morre nos braços da mãe.


Com quem será?

Ver Descrição / Ver Descrição
Giovanni ganhou o coração da protagonista

O triângulo amoroso envolvendo Maria do Carmo, Giovanni Improtta  e Dirceu só foi resolvido no último capítulo. Enquanto se preparava para casar com o bicheiro, Do Carmo ainda aparece em dúvida. A chegada de Dirceu deixa um suspense no ar: será que ela desistirá do casamento por causa do ex? Em uma conversa sincera, o jornalista diz que sempre a amará, mas que o tempo dos dois já passou. Com isso, finalmente, a noiva desce as escadas, para alívio de Giovanni. Os dois dizem "sim" em uma cerimônia "felomenal".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias