Nova fase
Claudia Raia anuncia saída da Globo após 40 anos: "Onde aprendi tudo"
Atriz de 57 anos afirmou que "não é um adeus, mas um até logo" e não eliminou a possibilidade de novos trabalhos na emissora futuramente
Após 40 anos, a atriz Claudia Raia, 57 anos, publicou um vídeo nas redes sociais na segunda-feira (1º), se despedindo da TV Globo. Em abril, a atriz já havia revelado que o contrato encerraria em julho.
— É o lugar onde aprendi tudo de teledramaturgia, fiz amigos, uma vida inteira, ganhei filhos que a teledramaturgia me deu. Uma família que segue ao meu lado até hoje. Onde fui tão feliz. Mas o mundo mudou, o mercado mudou, e eu entendo isso, completamente, como alguém que ama mudanças e novidades. Porque eu sou bem novidadeira — disse ela no vídeo em que fez uma retrospectiva de sua trajetória (veja abaixo).
Na publicação, a atriz disse que "abriu a relação" com o canal, mas tranquilizou os fãs dizendo ser um "até logo", e que não elimina a possibilidade de trabalhos futuros na emissora:
— Estou muito animada pelo que vem nesse novo momento, nesse novo caminho. Não é um adeus. É um até logo. Daqui a pouco estou de volta nas telas da TV Globo para contar novas histórias, para criar novos memes, novos bordões, para continuar fazendo parte da história da TV brasileira.
Esse movimento tem sido cada vez mais comum entre muitos artistas que têm visto o mercado mudar e que estão acompanhando esses movimentos. Outras atrizes, mesmo com menos tempo de carreira e de casa, também tomaram a mesma decisão para abrir novas possibilidades de trabalho, principalmente com a chegada do streaming, como Camila Pitanga e Bruna Marquezine.
Claudia Raia iniciou sua carreira nos anos 1980 no programa Viva o Gordo, de Jô Soares. E seguiu para novelas como Roque Santeiro, Sassaricando, Rainha da Sucata, Belíssima, e a A Favorita. Também atuou em minisséries e humorísticos, como Engraçadinha e TV Pirata.
Durante uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura, em maio, a atriz falou sobre a TV no cenário atual:
— É uma questão de momento do sistema. A TV Globo estava vivendo o que a Hollywood vivia nos anos 1940 e 1950. Não existe mais essa realidade de se ter um elenco todo contratado de 300, 400 atores. Isso é surreal. Não funciona mais assim.