Dias Melhores RS
Jota Quest volta a Porto Alegre com shows solidários
Apresentações serão realizadas neste sábado e domingo, no Auditório Araújo Vianna
Por dias melhores, o Jota Quest volta a Porto Alegre neste sábado (13) e domingo (14) — com shows às 21h e às 20h, respectivamente. As duas apresentações, que serão realizadas no Auditório Araújo Vianna, têm como objetivo arrecadar fundos para a reconstrução e o apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Em parceria com a Opinião Produtora, os shows fazem parte das ações do projeto RSNASCE e terão o apoio da Rádio Atlântida e da RBS TV. A transmissão e a cobertura serão feitas pelo Estúdio Atlântida, no canal Lives Atlântida no YouTube, a partir das 20h e nas redes sociais da Atlântida (@rede_atlantida). No sábado, haverá uma live de aquecimento para a primeira apresentação.
Os shows do Jota Quest também marcam a retomada do Araújo Vianna a sua agenda habitual, com apresentações solo de artistas e bandas. O espaço suspendeu as atividades após a enchente de maio e, de evento musical, só recebeu o Festival Recomeço, com canjas acústicas, em 22 de junho.
A banda mineira traz novamente o show da turnê Jota25, apresentando sucessos como Além do Horizonte, Na Moral, Do Seu Lado, De Volta ao Planeta, Dias Melhores, além de novidades.
Com a mesma formação desde o começo — Rogério Flausino (vocalista), Marco Túlio Lara (guitarra), PJ (baixo), Paulinho Fonseca (bateria) e Márcio Buzelin (teclado) —, a relação do Jota Quest com o RS é estreita e de longa data: lá por 1997, as músicas do grupo caíram nas graças das rádios porto-alegrenses. O RS passou a ser ao segundo lar da banda, que enchia casas nas cidades gaúchas. Tanto que, além do audiovisual registrado no ano passado no Beira-Rio, o grupo também gravou o DVD Até Onde Vai na capital gaúcha, em 2006, no Anfiteatro Pôr do Sol.
— A gente estava com uma ansiedade para estar aí com vocês, fazer alguma coisa que fosse marcante e consistente. Nós temos uma relação com o RS de muitos anos — diz Flausino. — Esse amor que temos pelo Estado e pelas coisas de vocês nos moveu. Desde o primeiro momento, entramos em contato com a galera que a gente conhece, até que pintou essa oportunidade. O que queríamos, desde o início, além da ajuda financeira ao Estado, era que a gente pudesse se rever, se abraçar e cantar junto.
Ao mesmo tempo, o Jota Quest tem participado de outros encontros musicais solidários ao Rio Grande do Sul. Dois grandes shows da turnê JOTA25, realizados em junho — um em Belo Horizonte, na Esplanada Estádio Mineirão; e outro em São Paulo, no Estádio Allianz Parque, contaram com a modalidade “Ingresso Solidário RS”. O objetivo da entrada era angariar alimentos não perecíveis e água mineral para o Estado.
Planos
Desde 2022, a banda circula com a turnê Jota25, que deve ser encerrada neste ano. Nesse período, o grupo gravou um audiovisual no Beira-Rio, no ano passado, em uma apresentação para 30 mil pessoas. Também um documentário sobre a turnê vinha sendo gravado paralelamente — o grupo esperou o show no Allianz Parque para encerrar as gravações do filme.
— Um dos motivos da gente não ter lançado o audiovisual (do show no Beira-Rio) até agora é por conta da transmissão simultânea do Multishow, em que o registro virou um produto do canal — explica o vocalista. — Então, tínhamos um prazo em que esse produto seria uma parceria. Esse tempo está chegando ao final, aí vamos poder transformar em um audiovisual para as pessoas. Tudo deve sair ainda este ano. No mais tardar, no começo de 2025.
Também em 2023 o Jota Quest divulgou a primeira parte do álbum De Volta ao Novo — primeiro trabalho de inéditas do grupo desde Pancadélico (2015). A segunda metade está prevista para sair em agosto, com mais nove faixas, que incluem parcerias com Herbert Vianna, Nando Reis, FBC e Lucas Silveira. O primeiro single dessa nova leva carrega o nome do álbum, De Volta Ao Novo, e foi lançado em junho com EP contendo cinco versões.
— É uma fotografia muito bacana do nosso momento — resume o cantor.
Jota Quest — Dias Melhores RS: Música e Solidariedade
- Sábado (13), às 21h, e domingo, (14), às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Parque Farroupilha, 685).
- Ingressos a partir de R$ 115 (mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para pets).
- Pontos de Venda: Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2.611), das 10h às 22h, sem taxa de conveniência — somente em dinheiro —; bilheteria do Araújo Vianna (sem taxa), aberta duas horas antes de cada show; e pelo site da Sympla (com taxa).
Agenda de shows musicais do Araújo Vianna
- 19/07 - Uma Noite com Bee Gees — Especial Dia das Mães (com Geminis Bee Gees)
- 26/07 - Filipe Ret
- 27/07 - Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá — As V Estações
- 16/08 - Reação em Cadeia
- 17/08 - Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto — Valencianas
- 21/08 - Anavitória e Nando Reis — Turnê dos Namorados
- 22/08 - Super Tramp Experience
- 24/08 - Os Paralamas do Sucesso
- 25/08 - Orquestra de Câmara da Ulbra — Beatles Magical Classical Tour
- 30/08 - Australian Connection Festival: Hoodoo Gurus, Gang Gajang e Reggae Spys
- 31/08 - Zeca Pagodinho
- 01/09 - Zeca Pagodinho
- 07/09 - BK'
- 13/09 - Pabllo Vittar
- 19/09 - Samba 90 Graus — Netinho de Paula, Chrigor e Márcio Art
- 20/09 - Só Pra Contrariar
- 21/09 - Só Pra Contrariar
- 04/10 - Péricles
- 05/10 - Silva
- 06/10 - A Bela e a Fera In Concert
- 06/10 - Embalos de Sábado à Noite — O Musical
- 10/10 - The Wailers
- 27/10 - Zezé Di Camargo
- 30/10 - Pearl Jam Symphonic By Black Circle
- 31/10 - Nouvelle Vague
- 02/11 - Lulu Santos
- 07/11 - Fábio Jr.
- 08/11 - Oingo Boingo Former Members
- 10/11 - Rodrigo Teaser — Tributo ao Rei do Pop
- 14/11 - Duca Leindecker: 20 anos de Cidadão Quem Acústico
- 15/11 - Fresno
- 16/11 - Alcione
- 17/11 - Fresno
- 29/11 - Samuel Rosa
- 04/12 - Victor & Leo
- 07/12 - Armandinho
- 10/12 - Roupa Nova
- 11/12 - Roupa Nova
- 12/12 - Raça Negra
- 20/12 - Chico César e Zeca Baleiro
- 22/05/2025 - Tarja & Marko Hietala
Mais informações sobre ingressos e outros eventos pode ser conferidas no site oficial do Auditório.