Desaceleraram
Assim como Zé Neto, saiba quais artistas já anunciaram pausa na carreira para cuidar da saúde mental
Temas relacionados com depressão e ansiedade têm sido cada vez mais tratados por nomes da música
O cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, anunciou na última quinta-feira (22) que fará tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico. Com isso, a agenda de shows dos sertanejos ficará suspensa por 90 dias.
Ele não é o único que optou por fazer uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. O tema tem sido cada vez mais abordado por nomes da música.
Confira a seguir outros artistas que também tomaram decisões semelhantes.
Wesley Safadão
Em setembro de 2023, o cantor sertanejo Wesley Safadão anunciou que iria suspender a agenda de apresentações para se cuidar. Na época, ele vinha sofrendo com crises de ansiedade e teria sido orientado pelos médicos a priorizar o afastamento. O assunto chegou a ser abordado em entrevista ao Fantástico:
— Estou esgotado mentalmente. Eu não soube a hora certa de dosar, de diminuir o ritmo. É como se eu não conseguisse dizer não, sabe? Enfim, estou esgotado. Já são mais de 20 anos nessa pegada.
Em menos de um mês, o cantor retornou aos palcos, mas com a ideia de reduzir o número de shows em 80%.
Linn da Quebrada
Em abril, a cantora Linn da Quebrada comunicou aos fãs que faria uma pausa por tempo indeterminado para tratar a depressão. Na época, ela foi internada em uma clínica de reabilitação.
"Para estar diante das câmeras e nos palcos de forma plena, é preciso estar com saúde física e mental em dia. Quando algo não vai bem, é necessário parar, respirar e cuidar", disse ela em nota divulgada aos fãs.
Atualmente, a artista segue afastada dos holofotes.
Lucas Lucco
O cantor Lucas Lucco também chegou a se afastar dos palcos por um tempo. Em novembro do ano passado, ele anunciou a interrupção da agenda de apresentações por conta do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Na época, ele mencionou que já estava tratando a condição, mas que as crises haviam se intensificado.
"Eu amo tudo que eu faço, amo o meu trabalho dentro e fora do palco, mas às vezes o TAB consegue me limitar muito e por isso preciso dessa pequena pausa", escreveu o artista.
Justin Bieber
Justin Bieber interrompeu a agenda mais de uma vez para priorizar a sua saúde. Em 2017, ele optou por desacelerar após a turnê Purpose para focar no bem-estar emocional.
Em 2022, o cantor se apresentou no Rock in Rio e tinha data marcada para retornar ao Brasil, onde faria duas apresentações com a turnê Justice. No entanto, cancelou os shows de última hora e, pouco tempo depois, anunciou a suspensão total das demais datas pelo mundo.
Ele justificou que a decisão era pela necessidade de cuidar de questões físicas e mentais. Na ocasião, ele enfrentava a Síndrome de Ramsay-Hunt, que deixou parte de seu rosto paralisado.
"No último fim de semana, me apresentei no Rock in Rio e dei o meu melhor para os brasileiros. Ao sair do palco, a exaustão tomou conta de mim e eu percebi que, agora, preciso fazer da minha saúde a minha prioridade. Então, estou dando uma pausa na turnê. Ficarei bem, mas preciso de tempo para descansar", declarou o canadense.
Luísa Sonza
Em 2021, Luísa Sonza anunciou uma pausa na carreira e também das redes sociais. A cantora enfrentava constantes ataques por conta da morte do filho de seu ex-marido, Whindesson Nunes, e do relacionamento que vivia com o cantor Vitão.
Ela decidiu passar um tempo fora do país e retornou com as apresentações no mesmo mês, com o lançamento do álbum Doce 22.