Não está sendo fácil
Juan Paiva coleciona personagens sofredores na carreira
Histórias de dor, humilhação e muitas lágrimas marcam a trajetória do ator desde sua estreia na telinha
São nove anos de carreira, mas pelo tanto que Juan Paiva já sofreu em cena, adquiriu experiência de veterano. Afinal, seus personagens costumam passar por situações dramáticas, exigindo interpretações viscerais do jovem ator, que impressiona a cada trabalho. Depois de tantos perrengues, fica aqui nossa torcida para que Juan seja escalado para fazer uma comédia, que ria mais do que chore nas gravações, porque até agora, é só sofrência! Relembre alguns trabalhos do artista que emocionaram o público.
"Totalmente Demais" (2015)
A trama de Rosane Svartman e Paulo Halm trazia Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas como o casal Eliza e Jonatas. Em seu primeiro papel na telinha, Juan Paiva era Wesley, um dos irmãos do mocinho. O filho de Rosângela (Malu Galli) e Florisval (Ailton Graça) era ativo e dedicado aos esportes, mas sua vida mudou por completo devido a um atropelamento, que o deixou paraplégico. Após um difícil período de tristeza e revolta, o rapaz aprendeu a viver com sua nova condição com o apoio de Montanha (Toni Garrido).
"Malhação: Viva a Diferença" (2017)
Em uma das temporadas de maior sucesso da novelinha – que até ganhou uma série derivada, As Five –, Juan interpretava Anderson, irmão de Ellen (Heslaine Vieira) e namorado de Tina (Ana Hikari). A mãe da menina era contra o relacionamento, afinal, o genro era negro, pobre e motoboy. Foi esse conflito, aliás, que acabou levando o jovem a sofrer um acidente e correr o risco de ficar paraplégico. Sim, a repetição de histórias causou certa confusão no público, por terem ocorrido em um curto espaço de tempo. Aqui, o personagem recuperou os movimentos, e chegou a reaparecer na série As Five.
"Um Lugar ao Sol" (2021)
A estreia de Juan no horário nobre foi impactante... e sofrida, obviamente. Na novela de Lícia Manzo, ele era Ravi, melhor amigo do protagonista Christian. Os dois se conheceram em um orfanato e se consideravam irmãos, sempre se ajudando mutuamente. Quando Chris assumiu o lugar do gêmeo Renato, Ravi foi o único a saber de toda a farsa. E, coitado, passou a novela inteira tentando convencer o amigo a revelar toda a verdade. Em meio a tudo isso, o personagem de Juan viveu um combo de sofrimento: prisão injusta, humilhações, amor bandido, se tornou pai aos 18 anos, ficou viúvo... ufa! Sofreu mais que a Juliette (do BBB 21), já diria o famoso meme.
"Justiça 2" (2024)
Na série de Manuela Dias, o ator interpreta Balthazar, jovem negro da periferia, lutando para sobreviver como tantos da vida real. Acusado pelo vilão Nestor (Marco Ricca) de assalto a mão armada, o rapaz passa sete anos na cadeia, período no qual perde a avó e a namorada. Ao ganhar liberdade, quem disse que o pobre teve paz? Seu caminho cruza novamente com o do ricaço, passando por perigos que colocam em risco sua vida e a de quem ama.
"Renascer" (2024)
Na atual novela das nove, podemos dizer que João Pedro sofre desde que nasceu. Maria Santa (Duda Santos) morreu no parto do filho caçula, o que fez com que José Inocêncio (Marcos Palmeira) culpasse e rejeitasse o bebê. Já adulto e carente do afeto paterno, João ouve poucas e boas pelo simples fato de existir. Depois de perder Mariana (Thereza Fonseca) para o próprio pai, o jovem se apaixonou por Sandra (Giullia Buscacio), filha do pior inimigo de sua família. João viu o irmão Venâncio (Rodrigo Simas) morrer na sua frente após uma tocaia, e mais uma vez se culpou.
Depois de muitas idas e vindas com Sandra, ele parecia feliz, mas a morte da filha recém-nascida acabou também com seu casamento, colocando-o novamente no fundo do poço. Para piorar, é o principal alvo do Coronel Egídio (Vladimir Brichta). Esse menino não tem um segundo de paz, gente!