Para a alegria dos fãs
"Chaves" vai voltar a ser exibido no Brasil a partir de outubro
O SBT e a rede mexicana Televisiva chegaram a um acordo, garantindo os direitos de transmissão do seriado à emissora brasileira. A TV Globo e o Amazon Prime Video também negociam a aquisição
Há quatro anos sem serem transmitidas no Brasil, as atrações Chaves (1973-1975) e Chapolin (1973-1979) irão retornar à grade do SBT após a emissora ter chegado a um acordo com a rede mexicana Televisiva nesta terça-feira (23). A reestreia ocorre em outubro, com data e horários a serem definidos.
"O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries Chaves e Chapolin, por completo, na TV aberta", diz o comunicado divulgado à imprensa.
Além disso, alguns episódios das produções serão disponibilizados no novo serviço de streaming da emissora, o SBT+.
No momento, a TV Globo e o Amazon Prime Video estão em negociação para adquirir os direitos de exibição dos seriados. No último final de semana, o programa voltou ao ar em quatro países.
Chaves foi sucesso de audiência no Brasil
Originalmente, Chaves foi ao ar no México, entre 1973 e 1979. A comédia passou a fazer parte da programação do SBT em 1984 e se tornou um fenômeno de audiência.
Além da passagem pelo SBT, os 312 episódios do seriado foram transmitidos no Brasil pelos canais Cartoon Network, Boomerang, TBS e Multishow. Em 2019, a produção chegou a ser disponibilizada no catálogo do Amazon Prime Video.
Batalha na Justiça
Devido a um impasse entre a Televisiva e o Grupo Chespirito — responsável por administrar o legado do criador e protagonista da série, Roberto Gómez Bolaños —, o acordo de distribuição de Chaves não foi renovado em 2020.
Enquanto o Grupo Chespirito exige pagamentos maiores pela distribuição do seriado, a Televisiva, dona das fitas nas quais os capítulos estão gravados, nega a proposta. O acordo chegou ao fim quando Chaves estava prestes a completar 36 anos de exibição no Brasil.