DELAS
Kits de cosméticos proporcionam recomeço para quase 600 gaúchas afetadas pela enchente
Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as quintas-feiras
A reconstrução das vidas profissionais das mulheres afetadas pela enchente segue. O processo é ainda mais demorado para as empreendedoras que perderam tudo. Em solidariedade a quem atua na área da beleza, a gaúcha – que atualmente mora em São Paulo – Simone Barcelos arrecadou produtos, doou e proporcionou um recomeço para cerca de 600 trabalhadoras de Porto Alegre e Região Metropolitana.
O pontapé da campanha, que aconteceu de maio até o final de julho, foi uma postagem feita no Instagram da Escola Madre Conhecimento Criativo, fundada pela especialista, em que ela pedia doações de cosméticos:
– Percebemos que havia muita entrega de roupas, comida etc (que não eram para o lado profissional). Então, a ideia foi poder proporcionar esse material para que, quando as coisas começassem a voltar, eles estivessem munidos para trabalhar e atender as pessoas.
Muitas pessoas e grandes empresas, como Natura, O Boticário, Daillus e Tresemmé, ajudaram. O resultado não podia ser outro: sucesso total, com mais de 25 mil itens arrecadados. As doações foram feitas no último sábado, na sede do Sinca RS, e na segunda-feira, residencialmente, em Canoas, para quem não conseguiu ir até o local.
Para quem recebeu o kit, o sentimento que predomina é o de esperança.
– Senti uma grande esperança de conseguir novamente voltar ao trabalho e continuar seguindo em frente. Eles não nos deram só materiais, nos deram esperança de recomeçar – conta Simone Boneli, cabeleireira há 10 anos, de Canoas.
Já a manicure e esteticista cosmetóloga Fernanda Fatturi foi enfática ao afirmar:
– A sensação foi de esperança em dias melhores.
Sacolinhas recheadas
A idealizadora da campanha conta que a partir do grande engajamento, a equipe que trabalhou na ação conseguiu montar kits para três tipos de profissionais: cabeleireiras (120 unidades), maquiadoras (215) e manicures (250). Ao montar as sacolinhas, o grupo teve o cuidado para que todas tivessem – dentro do possível – os mesmos produtos e quantidade.
– Eles foram bem recheados. Dá para a pessoa voltar a trabalhar e atender as clientes – garante Simone Barcelos.
Os kits de make, por exemplo, contaram com pincel, itens para preparação de pele, além de base, corretivo, entre outro itens.