Retomada
Noite dos Museus ganha nova data ainda em 2024 e divulga as instituições participantes
Oitava edição do evento foi adiada duas vezes por conta do impacto da enchente e incluirá o Mercado Público entre os espaços que recebem atividades
Adiada duas vezes, a oitava edição da Noite dos Museus ganhou data e será realizada ainda neste ano. O evento está marcado para 7 de dezembro em Porto Alegre, abrindo diferentes museus, galerias e centros culturais para visitação gratuita em horário diferenciado, das 18h até a meia-noite.
A Noite dos Museus deve reunir dezenas de exposições, performances artísticas e shows nas instituições e nas ruas da capital gaúcha. Em nota, a organização acrescenta que a oitava edição será realizada ainda em 2024 por entender "a importância da execução do evento para a reconexão do público com os espaços culturais e o patrimônio público, principalmente nas regiões mais afetadas pela enchente".
Entre os novos espaços no circuito de visitação do evento estará o Mercado Público, que, conforme a organização, "representa o museu vivo de Porto Alegre e que agora carrega marcas recentes da história da cidade em suas paredes".
Outras instituições culturais que foram afetadas pela chuva e que conseguiram se recuperar também estarão entre as novidades deste ano: Instituto Caldeira, no 4º Distrito, e o Museu Militar do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico, que apresentará o resgate do seu acervo. Também haverá programação no Museu da Cultura Hip Hop RS, na Vila Ipiranga.
Também estão confirmadas as seguintes instituições: Centro Cultural da UFRGS, Cinemateca Capitólio (com programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS), Espaço Força e Luz, Fundação Ecarta, Galeria de Arte do DMAE / Associação Chico Lisboa, Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Museu da UFRGS, Museu de Anatomia da UFCSPA, Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Palácio Piratini e a Pinacoteca Ruben Berta.
"Queremos reativar principalmente locais que ficaram muito tempo sem receber o público, porque foram tomados pelas águas, além de dar visibilidade a outros espaços e museus. Nossa intenção é levar as pessoas de volta para as regiões da Praça da Alfândega, do Mercado Público, do Quarto Distrito, para que elas tomem posse novamente desses locais, sem deixar de esquecer tudo o que aconteceu," explica Rodrigo Nascimento, idealizador do evento, em comunicado.
Por outro lado, a reabertura da Usina do Gasômetro não ocorrerá mais no evento. O espaço, que está fechado para obras desde 2017, estava previsto para integrar a oitava edição no primeiro anúncio.
Assim como nas últimas edições, um palco será montado na Praça da Alfândega para receber shows. Também haverá outro palco em frente ao Museu da Brigada Militar, na Rua dos Andradas.
O evento estima que mais de 65 atrações estarão espalhadas pelas ruas e pelos espaços culturais da cidade, dando destaque a artistas atuantes no Rio Grande do Sul, selecionados por edital. Serão apresentações de dança, teatro, circo, performances e sarau, além de atrações musicais que abrangem diferentes estilos — como jazz, pop, rock e samba.
Adiada novamente
Originalmente, a Noite dos Museus estava marcada para 18 de maio, mas foi adiada por conta da enchente que atingiu o Estado naquele mês e, como acrescentou a organização em nota, a "falta de ânimo para realizar um evento do porte" naquele momento.
Remarcado para 14 de setembro, o evento foi adiado novamente. Em nota, a equipe da Noite dos Museus ressaltou que a decisão visava "atender da melhor maneira" as instituições culturais de Porto Alegre, o público e a rede de parceiros, em um momento ainda de recuperação da enchente de maio, que atingiu diretamente muitos dos espaços participantes.
O evento é uma realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, com planejamento e produção da Rompecabezas e financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal.
8ª edição da Noite dos Museus
Dia 7 de dezembro de 2024, das 18h até a meia-noite. Entrada franca.
Instituições participantes
- Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Farroupilha)
- Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085, Centro Histórico) com programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS
- Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223, Centro Histórico)
- Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Farroupilha)
- Galeria de Arte do DMAE / Associação Chico Lisboa (Rua 24 de Outubro, 200, Moinhos de Vento)
- Instituto Caldeira (Travessa São José, 455, Navegantes)
- Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 55, Centro Histórico)
- Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 100, Centro Histórico)
- Mercado Público de Porto Alegre (Largo Glênio Peres, 1, Centro Histórico)
- Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Rua dos Andradas, 498, Centro Histórico)
- Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga)
- Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Bom Fim)
- Museu de Anatomia da UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245, Centro Histórico)
- Museu de Arte do Paço de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico)
- Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa)
- Museu Militar do Comando Militar do Sul (Rua dos Andradas, 630, Centro Histórico)
- Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro Histórico)
- Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico)