Brasil entre os finalistas!
"Ainda Estou Aqui" é indicado ao Oscar 2025 em três categorias
Longa de Walter Salles concorre em melhor atriz, melhor filme internacional e melhor filme. Principal prêmio do cinema mundial será entregue em 2 de março
O cinema brasileiro fez história e está entre os finalistas do Oscar 2025. O longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, recebeu três indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: nas categorias melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz para Fernanda Torres.
Os finalistas do Oscar 2025 foram divulgadas nesta quinta-feira (23). A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para ocorrer em 2 de março, em Los Angeles.
Havia 26 anos que o Brasil não tinha um representante na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar. O último indicado, até então, foi Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres e indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e também dirigido por Walter Salles.
Na última semana, a revista norte-americana Variety, especializada na indústria do entretenimento, já havia especulado sobre possíveis indicações da produção brasileira. A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, conforme a revista, atraiu a atenção de hollywood para o filme de Walter Salles.
Segundo a revista, o longa era cogitado para concorrer em quatro categorias. Destas, não foi indicada em apenas uma.
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Atriz (para Fernanda Torres)
- Melhor Filme
- Melhor Roteiro Adaptado
O filme
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a história narra a trajetória da família do autor após seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, ser sequestrado e morto pela ditadura militar.
Além de Fernanda Torres, o elenco conta com Selton Mello (no papel de Rubens Paiva), Humberto Carrão (Aquarius), Valentina Herszage (Elas por Elas) e Dan Stulbach (Mulheres Apaixonadas).