Entretenimento



Piquethê

Dicas de filmes gaúchos para aproveitar nas férias

A coluna conversou com o pesquisador Glênio Póvoas para reunir sugestões de obras que tratam da figura do gaúcho. A maioria das indicações está disponível online

06/01/2025 - 18h50min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jefferson Botega / Agencia RBS
Glênio Póvoas é autor do livro Dicionário de Filmes Gaúchos que reúne informações sobre mais de 400 obras produzidas no Estado

Repetindo a iniciativa do ano passado, o Piquetchê separou uma série de indicações de filmes relacionados à cultura do Rio Grande do Sul para curtir nas férias. Desta vez, a colaboração foi com o cineasta e pesquisador do cinema gaúcho Glênio Póvoas

Em novembro, Póvoas publicou o livro Dicionário de Filmes Gaúchos, reunindo informações de mais de 400 obras lançadas no Estado. Póvoas também é coordenador do projeto Portal do Cinema Gaúcho, que tem como objetivo catalogar a produção audiovisual do RS. 

Segundo o pesquisador, o cinema produzido no Estado vive um momento rico, com chegada de novas gerações de produtores. Nas telas, ele destaca a abordagem da identidade do gaúcho em um mundo de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas

— Hoje, eu acho que o cinema é muito diversificado. Tem filmes que exploram esse nativismo, essa cultura do gaúcho de bombacha, mas tem outras leituras mais ricas, voltadas para o estudo dessa figura — afirma. 

A maioria das indicações está disponível online.

Senhores da Guerra 

/// O filme se passa durante a guerra civil de 1924, no Rio Grande do Sul. Os irmãos Julio e Carlos Bozano, filhos da elite gaúcha, se enfrentam em lados opostos da disputa. Julio é um chimango e legalista, prefeito de Santa Maria, que recebe a missão de impedir o avanço das tropas do general Zeca Neto, de quem Carlos, maragato e revolucionário, é secretário particular. 

/// Direção: Tabajara Ruas 

/// Ano de lançamento: 2014 

/// Onde assistir: Sulflix

Bandoneando: A Busca pelos Bandoneonistas Negros da Campanha Gaúcha

/// Filme documentário parte pela campanha em busca de histórias de bandoneonistas negros. Essas figuras tiveram um importante papel na introdução e divulgação do instrumento na cultura do Estado. O cineasta Diego Müller visita vilarejos do Interior atrás de depoimentos de amigos, vizinhos e parentes para mesclá-los com imagens de arquivo. 

/// Direção: Diego Müller 

/// Ano de lançamento: 2022 

/// Onde assistir: SescTV 

Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul: O Filme 

/// Uma abordagem didática resgataahistória da pesquisa dos folcloristas e do que ficou conhecido como as danças tradicionais do Rio Grande do Sul. A obra se baseia na pesquisa desenvolvida por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa e faz uma reconstituição até o período atual, intercalando depoimentos com apresentações de grupos e dança e fotos de arquivos. 

/// Direção: Guilherme Valadas 

/// Ano de lançamento: 2021 

/// Onde assistir: YouTube

Fábrica de Gaiteiros — Música e Histórias da Barra 

/// O documentário é um registro do trabalho realizado pelo projeto social Fábrica de Gaiteiros, de Barra do Ribeiro, concebido e realizado pelo músico Renato Borghetti. O filme registra performances do músico com convidados e com o seu grupo, através de ritmos variados como milongas, vaneras, xotes e chamamés. 

/// Direção: Rene Goya Filho 

/// Ano de lançamento: 2016 

/// Onde assistir: Parte 1 e parte 2

Casa Vazia 

/// Raúl é um peão desempregado que mora com a esposa e os filhos no pampa. A mão de obra tradicional da lida campeira já não serve mais aos patrões, donos das terras. A economia da região vem substituindo a pecuária pela plantação de soja. Assolado pela pobreza e falta de trabalho, Raúl se junta a outros peões para roubar gado. Ao retornar de mais uma madrugada, encontra sua casa vazia. Sua mulher e filhos desapareceram. 

/// Direção: Giovani Borba 

/// Ano de lançamento: 2019 

/// Onde assistir: a obra ainda não está disponível em plataforma de streaming

* Produção: Guilherme Freling


MAIS SOBRE

Últimas Notícias