Entretenimento



"Rádio catraca"

Bia Guedes fala sobre sua personagem em "Volta por Cima": "Sempre tem alguém que me chama de fofoqueira na rua"

Atriz está no ar como a secretária Beth na trama de Claudia Souto

14/02/2025 - 10h56min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Fábio Rocha / TV Globo/Divulgação
Beth está na boca do povo

Na novela Volta por Cima, os últimos babados da Viação Formosa passam pelas mãos, ou melhor, pelas línguas de Beth e Vanilda (Mari Aldeia). Apelidada de “rádio catraca”, a central de informações da empresa está sempre atualizada e não poupa nem o chefão, Edson (Ailton Graça). Na vida real, Bia Guedes se diverte com a repercussão de sua personagem, e garante que fofoca é bom, mas tem limite. Completando 20 anos de carreira, além de viver a secretária da novela das sete, a atriz também se apresenta no teatro, com espetáculos de stand-up comedy. No cinema, poderá ser vista ainda este ano no longa Cansei de Ser Nerd, ao lado de Cissa Guimarães e Fernando Caruso. Em meio a tantos projetos, ela bateu um papo com Retratos da Fama. Confira!

Como tem sido a repercussão da sua personagem? O público se identifica com a Beth e as fofoqueiras da Viação Formosa?

A fama de fofoqueira da Beth pegou mesmo (risos)! Sempre tem alguém que me chama de fofoqueira na rua e pergunta sobre a vida amorosa dela. Estamos todos na expectativa de como vai ficar o desenrolar desses flertes. Toda empresa tem uma rádio catraca para manter todos muito bem informados.

TV Globo / Reprodução
Beth e Vanilda movimentam a "rádio catraca"

Para você, existe um limite para a fofoca? Até que ponto pode ser saudável (ou não) comentar sobre a vida alheia?

A fofoca tem limite quando pode ser prejudicial para alguém. Principalmente dentro de uma empresa. Mas em casa, com o marido… Aí, a fofoca não tem limite. Lá em casa a fofoca edifica, sim (risos).

Se na fofoca a Beth bate um bolão, a vida amorosa dela continua no zero a zero. Ela tenta investir em Alberto (Chao Chen) e Sidney (Adanilo), mas sem sucesso. Será que até o final da novela podemos esperar um par romântico real oficial para sua personagem?

Eu sou a maior torcedora para que Beth consiga um amor ou perceba que está muito bem sozinha! Acho que se não aparecer alguém que realmente queira ficar com a Beth do jeitinho dela, ela tem mais que viver a solteirice e curtir a vida.

Novela, teatro e filme para estrear este ano. Qual é a diferença que você vê em cada uma dessas formas de atuação?

Esse momento para um ator ou atriz é muito especial. Estar vivendo as três áreas da atuação é um privilégio! Uma personagem de novela tem uma história viva e que vamos construindo junto com os autores. O filme tem a expectativa de saber como ficou depois que acabam as gravações, aí vem a ansiedade do lançamento. E o teatro é o lugar que renova todas as energias. Como é bom poder estar no palco! 

Você é conhecida por personagens cômicos e parece muito à vontade em cenas de humor. Sonha em fazer um papel mais dramático?

Com certeza! Eu adoro fazer rir e é algo que me traz muita alegria, mas adoraria explorar papéis mais dramáticos. A comédia e o drama têm muito em comum, na verdade. As duas formas de atuação precisam de uma conexão profunda com as emoções. 

Eu adoraria ter a oportunidade de mostrar um lado diferente de mim e explorar personagens mais sérios. Afinal, quem disse que não podemos ser engraçados e dramáticos ao mesmo tempo? 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias