Entretenimento



Noveleiros

Michele Vaz Pradella: minhas novelas de Manoel Carlos favoritas

"Por Amor", "Laços de Família" e "Viver a Vida" estão no meu Top 3

14/02/2025 - 14h44min

Atualizada em: 14/02/2025 - 14h46min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
TV Globo / Divulgação
Histórias emocionantes e inesquecíveis

Com a volta de História de Amor (1995) à telinha, bate aquela nostalgia e muita saudade das tramas de Manoel Carlos. Os dramas da vida cotidiana, vilãs icônicas, Helenas controversas e cenas que marcaram o coração dos noveleiros. Por isso, resolvi elencar aqui meu TOP 3 de histórias que estão entre as minhas favoritas.

No topo da lista, preciso colocar Por Amor (1997). A segunda Helena vivida por Regina Duarte é a que mais foi julgada  — pelos personagens da trama e pelo público. É impossível superar aquela troca de bebês, cena que até hoje me arrepio de lembrar. A vilã Branca Letícia de Barros Motta (Susana Vieira) era odiosa, mas também divertia com suas tiradas irônicas.

Viva / Divulgação
Regina Duarte e Gabriela Duarte: mãe e filha na vida real e na ficção

Na vice-liderança, opto por Laços de Família (2000). Se a Helena de Por Amor colocou o próprio bebê no lugar do neto morto, a heroína vivida por Vera Fischer abriu mão do amor de Edu (Reynaldo Gianecchini) pela filha Camila (Carolina Dieckmann). Não bastasse, engravidou do ex-namorado Pedro (José Mayer) na esperança de que o bebê fosse compatível e salvasse a vida de Camila. A cena mais emocionante da trama ainda me faz chorar. Quem superou ver a jovem raspar os cabelos ao som de Love by Grace? Eu não.

Roberto Steinberger / TV Globo/Divulgação
Edu se envolveu com Camila e Helena


Decisão difícil

Confesso que foi quase impossível escolher a medalha de Bronze. Felicidade (1991) tem cheirinho de infância; Mulheres Apaixonadas (2003) teve cenas impactantes e assuntos espinhosos abordados. Mas meu coração é de Viver a Vida (2009), não pela Helena de Taís Araujo, apagadinha, coitada. O destaque foi o casal Miguel (Mateus Solano) e Luciana (Alinne Moraes), com tantas cenas lindas e delicadas, em especial a do primeiro banho de mar da moça após o acidente que a deixou tetraplégica. Emocionante.

Thiago Prado Néris / TV Globo/Divulgação
Miguel e Luciana: como não amar?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias