Entretenimento



Semana de decisão

Oscar 2025: votação final do prêmio começa nesta terça-feira; entenda como funciona

Processo que elege os vencedores vai até 18 de fevereiro

11/02/2025 - 15h37min


Zero Hora
Enviar E-mail
Alile Dara Onawale / Divulgação
"Ainda Estou Aqui" é o representante brasileiro no Oscar, e disputa três categorias.

Começa nesta terça-feira (11) a votação que elege os vencedores do Oscar 2025.  Na competição, o longa brasileiro Ainda Estou Aqui disputa três categorias, inclusive a de melhor filme, principal prêmio da noite. 

Com cerca de 10 mil votantes, o processo de decisão dos vencedores vai até 18 de fevereiro e possui algumas particularidades. 

Entenda um pouco mais sobre a votação:

Quem pode votar para os vencedores do Oscar?

Todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm o direito de votar em todas as categorias da premiação, incluindo melhor filme.

A decisão dos finalistas acontece de maneira diferente da seleção dos indicados. Na primeira escolha, que ocorreu em janeiro, a votação é dividida em categorias: atores elegem os indicados para prêmios de atuação, diretores para os de direção, e assim sucessivamente. 

Como funciona a votação de melhor filme no Oscar?

O prêmio mais cobiçado da noite possui um sistema de escolha particular, o "voto preferencial". Nessa categoria, votantes classificam os indicados com números de 1 a 10, sendo 1 o preferido e 10 o menos preferido. 

Para ganhar o prêmio, o longa deve ser colocado como número 1 por 50% dos votantes. Entretanto, é raro que isso aconteça. É então que acontece uma nova rodada.

Na segunda votação, o longa com menos escolhas para o primeiro lugar é descartado, e os votos são redistribuídos. Para as pessoas que elegeram o filme descartado como favorito, passa a valer o filme que recebeu nota 2. 

Esse processo se repete repetidas vezes, até que uma das obras conquiste os 50% de votos necessários. O intuito desse formato é obter um resultado que seja o mais consensual possível

Ainda Estou Aqui é o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria. O longa também está indicado a melhor filme internacional e Fernanda Torres, a protagonista, disputa o título de melhor atriz.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias