Icônicas
"Garota do Momento" homenageia divas da cultura brasileira
Ruth de Souza, Alaíde Costa e Elza Soares foram retratadas na trama


Os anos 1950 foram férteis para a arte brasileira. Do surgimento da bossa nova às cantoras do rádio, passando por ícones do teatro e da música, Garota do Momento imprime um pouco da atmosfera riquíssima da época. A autora Alessandra Poggi não se contenta em citar artistas de renome na trama: alguns viram personagens em homenagem a figuras marcantes da nossa cultura.
Pioneira

Em uma época que relegava pessoas negras a posições subalternas, Ruth de Souza (1921-2019) ganhou destaque como atriz e até hoje é tida como referência por artistas que seguiram seus passos. Protagonizou, na TV Globo, A Cabana do Pai Tomás (1969), e foi a primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça (1954).

Em Garota do Momento, Ruth foi lindamente interpretada por Eli Ferreira, e apareceu em vários capítulos. Na trama, a dama do teatro iniciou Beatriz (Duda Santos) na atuação e, graças as suas aulas, a mocinha conseguiu um papel de destaque na novela Senhora, da TV Ondas do Mar. As cenas de Ruth de Souza no palco do Clube Gente Fina, recitando um monólogo, foram de arrepiar.
Participação especial

Ficção e realidade se misturaram na novela das seis, quando Alaíde Costa (Bárbara Sut) se apresentou no Gente Fina.

Ao final do show, Vera (Tatiana Tibúrcio) exaltou o talento da cantora, e quando todos aplaudiram foi em homenagem à própria Alaíde, que aos 89 anos, também estava presente na cena.
“Lata D’água”

Enquanto pensava em ideias para uma nova campanha publicitária, Beto (Pedro Novaes) sugeriu contratar para a propaganda uma nova cantora, que há poucos anos havia sido revelada no programa Calouros em Desfile, apresentado pelo compositor Ary Barroso (1903-1964). Tratava-se de ninguém menos que Elza Soares (1930-2022). Jennifer Dias deu vida à cantora no reclame, entoando: “Lata d’água na cabeça. Lá vai Maria Lá vai Maria...”
