DELAS
Artista tatua gratuitamente aréolas em mulheres que tiveram câncer de mama
Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as sextas-feiras


Há nove anos a tatuadora especialista em realismo e estudante de Biomedicina, Aline Coraldi, 46 anos, devolve a autoestima para diversas mulheres que tiveram câncer de mama e precisaram retirar o seio para a cura. Ela realiza gratuitamente a chamada tatuagem paramédica, uma técnica que utiliza pigmentos para reconstruir e disfarçar cicatrizes, aréolas e outras áreas da pele afetadas por cirurgias, acidentes ou condições médicas.
– As pessoas falavam, no início dos anos 1990, que eu ia ser uma mutiladora de corpo. Sofri bastante preconceito por ser tatuadora. Então esse projeto surgiu para eu mostrar que a tatuagem poderia fazer diferença na vida de alguém e das pessoas – conta Aline.
E ela faz a diferença na vida de muitas mulheres mesmo. É o que garante Janine Machado Veiga. A cozinheira passou pelo tratamento de câncer de mama e após a cirurgia da reconstrução da local fez a tattoo da aréola sem custo algum. Antes do procedimento, ela conta que não conseguia se olhar no espelho, tinha vergonha até mesmo de andar na rua, “porque parecia que as pessoas conseguiam olhar as cicatrizes através da roupa”.
– Quando eu olhei no espelho (após a tatuagem), chorei muito, mas de felicidade. Eu estava na escuridão e parece que tudo se iluminou – relata.
Janine conta também que Aline fez outras tatuagens em seu corpo. Desenhos florais foram eternizados nos locais em que cicatrizes eram evidentes. Assim como as flores, Janine desabrochou.
– Foi um anjo na minha vida. Ela devolveu minha autoestima. Antes eu não ia pra praia pela vergonha. Agora, só dá eu na beira-mar – garante.
Procedimento
A tatuagem da aréola pode passar de R$ 2 mil, conta Aline. Para as mulheres que ela tatua, o custo é zero. São, no mínimo, três mulheres por mês que fazem o procedimento e têm suas vidas transformadas.
– Elas me procuram, fazemos uma avaliação da pele e conversamos.
A tatuagem só é feita após a reconstrução da mama e liberação médica – diz Aline.
Para marcar uma avaliação e marcar um horário, basta entrar em contato com a tatuadora por meio do WhatsApp (51) 98510-7956 ou do Instagram @alinecoraldi.