Noveleiros
Cena de "Volta por Cima" faz alerta importante sobre gesto que pode salvar vidas
Roxelle (Isadora Cruz) pediu ajuda para escapar de Gerson (Enrique Diaz)


Quem considera as novelas produtos inferiores e sem propósito não leva em conta o poder da teledramaturgia ao tocar em feridas da sociedade. Em meio à ficcção, alertas importantes podem ser feitos, como aconteceu em Volta por Cima na última sexta-feira. Aprisionada por Gerson Barros (Enrique Diaz), Roxelle (Isadora Cruz) aproveitou que estava em um restarante com o bandido para pedir socorro. Mas tudo isso sem chamar a atenção de seu algoz, temendo a represália dele. Após esbarrar em uma moça, Roxelle fez um sinal com a mão, avisando que estava em um relacionamento abusivo.
O sinal universal de socorro é feito levantando a mão com a palma voltada para fora, dobrando o polegar para dentro e fechando os outros dias por cima. O gesto foi criado pela Canadian Women's Foundation durante a pandemia, visando ajudar mulheres vítimas de violência.

O sinal, infelizmente, ainda é pouco conhecido. Por isso é tão importante que seja divulgado na TV aberta, dando espaço a uma discussão urgente e fundamental como a violência doméstica. É emblemático que a cena tenha ido ao ar no dia em que o Rio Grande do Sul registrou seis feminicídios. Se todos soubessem usar e identificar o gesto que Roxelle fez na novela, a vida real teria desfechos menos trágicos.