Entretenimento



Entrada gratuita

Com foco na descentralização e no público jovem, Feira do Livro da Restinga realiza primeira edição

Evento ocorre desta quinta-feira a sábado, tendo o professor e diretor teatral Jessé Oliveira como patrono

10/04/2025 - 09h33min

Atualizada em: 10/04/2025 - 09h33min


William Mansque
Enviar E-mail

Desde 1955, a Feira do Livro de Porto Alegre ocupa a Praça da Alfândega, na região central da cidade. Agora, o tradicional evento inspira uma iniciativa no extremo sul da Capital.

Desta quinta-feira (10) até sábado (12), a 1ª Feira do Livro da Restinga será realizada na Avenida Macedônia, próximo ao Centro de Comunidade Restinga (Cecores), das 9h às 19h. O evento é gratuito e derivado da Feira do Livro de Porto Alegre, sendo também organizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), com suporte do Ponto de Cultura Africanidades.

A primeira edição conta com recursos da própria CRL e apoio de parceiros, como a Secretaria Municipal da Cultura, o Cecores, a Colombo Eventos e a RL Net.

Jessé Oliveira será o patrono

Duda Fortes/Agencia RBS
Jessé Oliveira, o patrono da Feira do Livro da Restinga, é professor, diretor de teatro e gestor cultural.

Nos três dias, haverá contações de histórias, encontros de estudantes com escritores — com nomes como Caio Riter, Lilian Rocha e Nathy MC Poeta Desperta —, atrações musicais da região, apresentações de teatro e ampla seleção de livros com descontos. 

A feira ocorrerá mesmo em caso de chuva: duas coberturas de lonas abrigarão as atividades e os estandes de 12 associados da CRL.

Assim como a edição principal, a primeira Feira na Restinga também contará com patrono. Para a estreia do evento, o homenageado é Jessé Oliveira. Professor, diretor de teatro, gestor cultural e fundador do Grupo Caixa-Preta (pioneiro do teatro negro no Rio Grande do Sul), ele dirigiu mais de 40 espetáculos em sua trajetória e se notabilizou como um grande defensor da cultura negra.

Desde que foi escolhido patrono, ele tem refletido sobre a Restinga como um bairro que lê e consome cultura e arte em suas múltiplas manifestações.

— Me sinto muito honrado em ser o patrono desta primeira edição da Feira do Livro da Restinga, não só por tudo que representa para a comunidade, mas também pelo indicativo de integração com a cidade pelo livro e pela leitura — celebra Jessé. — Que bom que a Câmara do Livro teve esta sensibilidade. Que se torne parte do calendário

Projeto foi bem recebido

Conforme Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, o projeto de descentralizar a Feira vinha amadurecendo nos últimos anos. Tanto que a edição da Restinga estava prevista para maio de 2024, mas foi adiada por conta da enchente. A ideia, como acrescenta Ledur, é levar um pedaço do evento para comunidades mais distantes, que não costumam ter tanto contato com a Feira por questões logísticas e de custo.

Com mais de 62 mil habitantes, a Restinga foi escolhida pelo tamanho e relevância. O projeto foi bem recebido por movimentos culturais do bairro. De acordo com Ledur, o objetivo inicial era que essa versão da Feira fosse itinerante, incluindo futuramente outros bairros da Capital. Porém, o interesse da comunidade da Restinga está sendo tão grande que, possivelmente, o evento pode se repetir por ali.

— Não temos isso determinado, mas a ideia era sempre pegar um pedacinho da Feira do Livro de Porto Alegre e levar para cada bairro mais distante do Centro, dando oportunidade para todo mundo. Plantar essa sementinha do conhecimento que vem pelo livro, principalmente nos mais jovens — destaca Ledur.

Propósito do evento

Aliás, a programação da Feira da Restinga tem foco no público jovem, com atividades e encontros com escritores direcionados aos estudantes — especialmente nos dois primeiros dias de evento.

— Acredito que os jovens que vão à Feira serão, posteriormente, os professores ou agentes de transformação no futuro. Esse é o legado que a gente quer deixar: a importância da cultura para esse público — afirma Ledur. — Então, levar esse evento à comunidade, que muitas vezes não tem acesso a esse conhecimento, é o grande propósito desta feira.

Programação da 1ª Feira do Livro da Restinga

Quinta-feira (10)

  • 9h às 9h50min - Encontro de Milene Barazzetti com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 
  • 10h às 10h30min - Contação de histórias com Bárbara Catarina para alunos de escolas infantis  
  • 10h40h às 11h30min – Encontro de Antônio Schimeneck com alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental 
  • 11h45min às 12h30min – Solenidade de abertura
  • 14h às 14h50min - Encontro de Lilian Rocha com alunos do Ensino Médio 
  • 15h às 15h30min - Contação de histórias com Bárbara Catarina para alunos de escolas infantis 
  • 15h40min às 16h30min – Encontro de Cláudio Levitan com alunos do 4º a 6º ano do Ensino Fundamental
  • 17h às 18h - Linguagem na Periferia: Nossa Herança, com os professores José Rivair Macedo, Helena Bonetto e Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Júnior. Mediação: José Ventura. Promoção: Ponto de Cultura Africanidade

Sexta-feira (11)

  • 9h às 9h50min - Encontro de Nathy MC Poeta Desperta com alunos do Ensino Médio
  • 10h às 10h30min – Contação de histórias com Bárbara Catarina e Flávia Manera para alunos de escolas infantis
  • 10h40min às 11h30min - Encontro de Cláudia Presser Sepé com alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental 
  • 14h às 14h50min - Encontro de Gláucia de Souza com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • 15h às 15h30min - Contação de histórias com Bárbara Catarina para alunos de escolas infantis
  • 15h40min às 16h30min - Encontro de Caio Riter para alunos do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental  
  • 17 às 18h - Linguagem e Oralidade na Produção de Identidade e Memória em Territórios como a Restinga, com Carla Simone Rodeghero, Thais Teixeira da Silva, Mestre Geraldo do Cavaco e Eunice Mariano. Mediação: Neila Prestes. Promoção: Ponto de Cultura Africanidade
  • 18 às 19h – Deco (voz e violão).

Sábado (12)

  • 10 às 12h – Contação de histórias com Bárbara Catarina e convidados para público geral  
  • 13h às 13h30min – Contação de histórias com Belinha (Ponto de Cultura Africanidade)  
  • 14h às 15h – As Quatro Estações, espetáculo de teatro infantil, com a Quiqui Produções Criativas (Caxias do Sul)
  • 15h às 15h45min - Roda de conversa com o patrono da Feira, Jessé Oliveira. Mediador: José Ventura. Promoção: Ponto de Cultura Africanidade
  • 16 às 17h - Sessões de autógrafos com Elmi Lopes Marques, Elisabete Floriano, Milen, Ana Dos Santos, Aline de Abreu Andreoli e Daiana de Aquino Hilario
  • 17 às 18h - Apresentação da Liga de Blocos de Carnaval da Restinga e do Extremo Sul
  • 18 às 19h – Apresentação do grupo Na Raiz do Samba

MAIS SOBRE

Últimas Notícias