Entretenimento



Literalmente

Dica: um livro de fantasia diferente e inspirado em prisão real

Autora australiana Lynette Noni fala um pouco sobre "A Curandeira de Zalindov"

15/04/2025 - 12h22min

Atualizada em: 15/04/2025 - 12h22min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Intrínseca/Divulgação

Mundos fantásticos, magia e outros elementos distantes da realidade estão presentes no universo dos livros de fantasia. Com tantos títulos do gênero no mercado, é difícil lermos algo que fuja dos clichês. Mas, ao deparar com A Curandeira de Zalindov (Intrínseca, R$ 48,04), logo vi que estava diante de uma história diferente: confinada a uma prisão, a jovem Kiva precisa lutar pela sobrevivência. Confira a entrevista com a autora Lynette Noni:

Como surgiu a ideia para essa história?

Eu me inspirei a escrever essa história quando eu visitei um lugar chamado Fremantle Prison, na Austrália. Não é mais ocupado por presos, é um Patrimônio Mundial aberto a visitas diárias. Então, enquanto eu estava lá, conheci os túneis subterrâneos, onde os prisioneiros eram forçados a cavar para encontrar uma fonte de água para a prisão. Ao caminhar por alguns túneis secos e remar por túneis parcialmente submersos, era quase como se eu pudesse sentir a agonia dos prisioneiros que um dia estiveram lá. Eu soube naquele momento que queria escrever um livro com um cenário assustador como aquele.

Intrínseca/Divulgação

Kiva não é uma heroína clássica, chega a ter atitudes que não agradam ao público. Você acha que por não ser tão “certinha” é que ela nos cativa tanto?

Eu queria desafiar o estereótipo de uma “personagem feminina forte”, geralmente retratada como uma guerreira, uma assassina ou alguém com poderes físicos ou mágicos extraordinários. Kiva não é uma lutadora – ela é uma curandeira. Sua força reside em sua compaixão, sua lealdade, seu coração. Ela tem falhas, sim, e toma decisões questionáveis às vezes, com certeza, mas isso a torna ainda mais humana e fácil de se identificar. 

Quantos livros formam a série no total? Pensa em aprofundar mais a trajetória de outros personagens?

É uma trilogia, então há três livros no total (os outros dois ainda não foram publicados no Brasil). Então, sem dar spoilers, tudo que eu posso dizer é que, sim, vamos conhecer esses personagens em um nível muito mais profundo – e o mesmo vale para alguns personagens novos também!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias