Luto na música
Karen Silva, ex-participante do "The Voice Kids" morre aos 17 anos
Artista participou do programa em 2020. Vítima de um AVC, ela estava internada no hospital em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro

Ex-participante do The Voice Kids, Karen Silva morreu na quinta-feira (24), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ela tinha 17 anos e estava internada no Hospital São João Batista, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
Em nota compartilhada no perfil de Karen no Instagram, a assessoria da artista informou que ela sofreu um AVC hemorrágico e estava internada havia alguns dias (veja postagem abaixo).
"Mais do que uma artista promissora, Karen foi um símbolo de empoderamento, especialmente para meninas negras que encontraram nela inspiração e força para sonhar. Sua música, sua mensagem e sua alegria deixam marcas profundas em todos que a conheceram e acompanharam sua jornada", diz trecho da nota.
O velório será no Cemitério Portal da Saudade. Até a publicação desta reportagem, o horário não havia sido divulgado.
Karen participou do The Voice Kids, da TV Globo, em 2020. Com 12 anos na época, ela foi escolhida por Carlinhos Brown após encantar o público com interpretação de Ginga, música de Iza, nas audições às cegas.
O que é AVC?
O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é uma condição médica que exige atenção imediata. Ele ocorre quando é interrompido o fluxo de sangue para uma parte do cérebro, privando o tecido cerebral de oxigênio e nutrientes essenciais.
Isso pode resultar em danos cerebrais significativos ou até mesmo a morte. A pronta identificação dos sintomas, o conhecimento dos fatores de risco e a compreensão das medidas preventivas e opções de tratamento são cruciais para reduzir os riscos associados ao AVC.
Existem dois tipos de acidente vascular cerebral. A condição é considerada isquêmica quando acontece um entupimento no vaso sanguíneo provocado por trombose ou embolia. Já o hemorrágico é quando um vaso se rompe, provocando sangramento no cérebro
A condição também causou a morte do papa Francisco, aos 88 anos.
Quais são os sintomas do AVC e como identificá-lo
Os sintomas do AVC podem surgir repentinamente e incluem fraqueza ou dormência no rosto, braço ou perna, especialmente em apenas um lado do corpo, além de dificuldade para falar ou entender, visão turva ou perda de visão e dor de cabeça intensa sem causa conhecida.
Pacientes também podem apresentar dificuldades para andar, tontura, ou perda de equilíbrio e coordenação. A identificação rápida desses sinais e a busca imediata por atendimento médico ajudam a reduzir as possíveis sequelas.