Estrelas da Periferia
"O que nos move é justamente o amor pela banda", diz a Toque de Mágica, grupo que já embalou a história de vários casais
De São Leopoldo, formação tem no currículo mais de 130 músicas gravadas, um DVD internacional – e já planeja o próximo


Formada por Jair Barbon (diretor), Everton Padilha (vocalista), Ederson Adams (baixista e vocal), Jonas Barbon (guitarrista e vocal), Itamar Silva (tecladista e gaiteiro), Alessandro Antunes (baterista) e Luis Carlos Machado (técnico de som), a banda Toque de Mágica teve um início inusitado: através de uma enquete nas rádios do sul do país.
– Após a votação, houve esse convite para sermos músicos da banda – conta o diretor.
Logo nos primeiros 30 dias de ensaios, nasceu a primeira gravação de estúdio: Foi num Toque de Mágica, que não demorou muito para que se espalhasse pelas rádios e caísse nas graças do público. Segundo a banda, atualmente são mais de 10 mil rádios tocando suas músicas pelo sul do Brasil.
– Fomos procurados por um compositor para escrever uma letra que tivesse a ver com a banda. O título Toque de Mágica combinado com a necessidade de fazer uma música de imediato – revelou Jair.
Após a boa receptividade do público, a Toque de Mágica começou a tocar em bailes, festas, eventos corporativos, aniversários, casamentos e em festas de comunidades. No entanto, em 2008 o grande sucesso da banda surgiu: Eu, o Copo e a Solidão.
– Essa música rodou e soou nos ouvidos do público de uma maneira tão significativa, que até hoje é cantada em coro nos nossos shows – relembra Jair.
O resultado deste trabalho também tem se mostrado nos palcos, com a banda tendo entre 12 e 20 shows no mês.
Ultrapassando fronteiras
Contudo, a projeção da banda não se limitou ao Brasil. Em 2010, o grupo gravou um DVD inédito na Argentina, que incluiu os sucessos Te Quero nos Lençóis, Cada dia Todo Dia, Garçom me Ajude, A Vida Tá com Nada, Se Eu Fosse Você, Fala para Ela, Calendário, Peito Ferido, Marcas, Medo de Amar, A Gente se Ama, entre outros.
– O convite de lá veio de um empresário de uma outra banda. Gravamos o DVD com eles, que também sabiam do sucesso aqui no sul do Brasil – relembra.
Embalando histórias de amor
Com mais de 130 músicas gravadas, um DVD internacional, uma coletânea com 20 grandes sucessos, participação em programas de TV e mais de 10 mil apresentações, a Toque de Mágica se consolidou não apenas como uma banda de sucesso em uma das pontas do Brasil, mas como parte da história de casais que se conheceram e casaram ao som de canções do grupo.
– A sensação de ver o público cantar junto e pedir para a banda cantar certas músicas que marcaram a vida deles é surreal, não tem preço. Não tem palavras para descrever, pois é uma coisa que mexe com a gente no palco – afirma Jair.
Futuro
Em 2026, a banda completa 25 anos de estrada. Para celebrar esse marco, o grupo já adiantou que pretende gravar o segundo DVD da carreira.
– O que nos move é justamente o amor pela banda, pela música e acho que isso será infinito para nós, pode passar de uma geração para outra, mas vai seguir sempre – relata o diretor.
Agora, a banda se prepara para mais uma leva de apresentações. Neste mês, eles fazem show no CTG Pedro Machado, em Viamão, no dia 12, e no dia 26, no Clube Tradição, em Canoas.
Produção: Rayne Sá
Aqui, o espaço é todo seu!
/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.
/// Entre em contato com a banda Toque de Mágica pelo telefone (51) 99914-3460 e siga no Instagram: @bandatoquedemagica_