Cadê Tu?
Renata Castro Barbosa relembra papel em "Tieta": "É como se fosse outra pessoa"
Atriz viveu Letícia na trama de 1989, no ar no Vale a Pena Ver de Novo


Não é qualquer um que vê registros da própria adolescência serem exibidos diariamente na TV. Renata Castro Barbosa, 51 anos, tinha apenas 15 quando viveu Letícia em Tieta (1989), e agora tem relembrado com carinho seu primeiro papel de destaque em novelas. Retratos da Fama conversou com a artista sobre as lembranças daquela época e o desejo de voltar à televisão.
Você tem acompanhado a reprise de Tieta? Como é se ver atuando tão novinha?
Não estou conseguindo acompanhar direto, mas sempre me mandam as minhas cenas no Instagram (risos). É realmente uma volta no tempo. Vejo algumas cenas e me lembro de sons dos estúdios do dia, o que estava acontecendo na minha vida… É gostoso e, ao mesmo tempo, muito doido. Porque olho para mim menina e é como se fosse outra pessoa. Alguém por quem tenho um amor e um carinho incrível! E como meu cabelo era lindo, né?! (risos)
Tieta tem feito um grande sucesso com os saudosistas e com as novas gerações, que não conheciam a história. A que você acha que se deve essa boa repercussão?
Acho que é um conjunto de coisas. Um texto incrível do Aguinaldo Silva, com tudo que uma boa novela tem que ter. Drama, suspense, conflito, amores impossíveis, bom humor... A novela é uma delícia! Eu tenho muito orgulho de ter feito. E um carinho todo especial pela minha Letícia. Eu ganhei até fã-clube novo nessa reprise! E de gente de 20 e poucos anos! A novela é realmente um sucesso, mais uma vez!

Você participou também de Vale Tudo em 1988, e agora está no ar uma releitura desse sucesso. Qual é a sua opinião de remakes de novelas tão icônicas?
Quando isso começou, confesso que achei que não iria funcionar. Refazer algo que já deu certo... Mas fui até gostando. Uma outra forma de ver uma mesma história, com outro olhar... Mas acho que não dá para virar uma constante. Temos que ter coisas inéditas também. Tem muita história boa ainda para ser contada.
Nos últimos anos, você tem se dedicado ao teatro e ao cinema. Sente falta de fazer novelas? O que a faria voltar para a telinha?
Tenho sentido vontade de voltar sim. Uma novela é um processo longo, cansativo e que vira sua vida de cabeça para baixo, então gostei de ficar um tempo com trabalhos mais curtos, que dava para fazer outras coisas junto... Estava com saudade de fazer teatro também, e voltar para os palcos tem sido maravilhoso. Mas gosto de fazer novelas. Tenho sentido vontade de contar uma história que vou descobrindo junto com o público. Adoro meu trabalho e onde tiver uma boa história para contar estou dentro!
