"Na lavoura da amizade"
Vitória Strada canta "parabéns gaúcho" e surpreende participantes do "BBB 25"
Letra composta por Dimas Costa chamou a atenção dos brothers e sisters no reality


Se você pedir para cantar Parabéns, a maioria das pessoas começará provavelmente com o clássico: "Parabéns pra você, nesta data querida...". Isso é verdade em 26 das 27 unidades federativas do Brasil.
Mas, se por acaso você estiver no Rio Grande do Sul, prepare-se para uma surpresa: a música pode ganhar uma melodia e letra bem diferentes, refletindo a rica identidade cultural gaúcha.
"Parabéns, parabéns! Saúde, felicidade. Que tu colhas sempre, todo dia, paz e alegria na lavoura da amizade", diz a letra.
A letra de Canção de Parabéns, composição de Dimas Costa com música de Eleu Salvador também conhecida como "parabéns gaúcho", "parabéns crioulo" ou "parabéns gaudério" voltou a chamar atenção neste domingo (6), depois de ser cantada por Vitória Strada no BBB.
Festas de aniversário
Para os gaúchos, a música é quase tão usada quanto o parabéns tradicional em festas de aniversário.
O historiador tradicionalista Paulo Roberto de Fraga Cirne explica que a música foi composta por Dimas Costa entre as décadas de 1950 e 1960, e logo se tornou popular em todo o estado.
— Dimas é um dos maiores poetas populares do Rio Grande do Sul. Era um homem de TV, rádio, cinema e teatro. O grande divulgador foi o povo do estado, que logo adotou a canção, mas ela se popularizou realmente depois de ser gravada pelo também muito popular José Mendes (em 1969, no disco Andarengo) — explica Fraga Cirne.
Em 2023, o "parabéns gaúcho" também chamou a atenção da dupla Anavitória. Durante um show em Caxias do Sul, na Serra do Estado, pediram para a plateia cantar parabéns para dois fãs e acabaram surpreendidas com a canção diferente da esperada.
— Eu amei a lavoura da amizade, vamos estar espalhando isso pro restante (do país) — chegou a brincar Vitória Falcão.

"Manifestação mundial"
O fato de ter uma canção própria de parabéns, diferente do padrão nacional, reforça a identidade gaúcha e gera um sentimento de pertencimento a quem nasceu no estado, esteja onde estiver, segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Alessandro Gradaschi.
— É uma manifestação mundial. Mesmo quem não é tradicionalista conhece esse parabéns. Todo mundo canta. Reflete o que nós sentimos, as nossas questões próprias, nossos costumes, onde quer que estejamos — diz.