Estrelas da Periferia
D'moreno celebra a força do povo gaúcho em seu mais recente lançamento, a faixa "Alvorecer"
Com 20 anos de carreira, rapper iniciou sua trajetória na música ao integrar o coral Meninos Cantores do Pão dos Pobres


Acumulando 20 anos de carreira, Diego de Lima da Silva, conhecido por D'moreno, foi introduzido no mundo da música ainda nos anos 2000, quando ingressou no coral Meninos Cantores do Pão dos Pobres. Crescido no bairro Azenha, na zona central de Porto Alegre, a paixão pelo rap surgiu quando o artista, ainda adolescente, passou a frequentar o bairro Cidade Baixa e a participar de batalhas de free style.
— Sempre digo que o rap salvou minha vida. Foi uma parada de alma mesmo — relata D'moreno.
— A ideologia de poder cantar o que vemos e vivemos é muito libertador.
Já inserido na cena hip-hop local, ao longo dos anos o rapper passou a colecionar apresentações em eventos como Planeta Atlântida, Festival Rap in Cena e em programas como o Radar TVE e o Som da Favela, no SBT. Além disso, já realizou parcerias com grupos como Cone Crew Diretoria, do Rio de Janeiro, e Da Guedes.
Em 2024, D'moreno lançou seu trabalho mais recente, a música Alvorecer, ao lado da cantora OSOLKAY. Disponível nas plataformas de áudio, a faixa busca levar esperança, solidariedade e força ao povo gaúcho após a enchente de maio de 2024.
Concepção do projeto
Idealizada a partir do trabalho realizado por D'moreno no apoio às famílias afetadas pela enchente de maio de 2024 no Estado e, principalmente, nas periferias da zona sul da Capital, a canção Alvorecer nasceu da vontade de reconstrução.
— A criação de Alvorecer veio em um momento extremamente trágico e triste na história do nosso Estado, que foi a enchente de 2024 — relembra o músico.
— Estava junto à minha esposa e amigos, que fazem parte da nossa ação social, há um mês ajudando as comunidades mais afetadas da zona sul de Porto Alegre, quando senti que deveria fazer algo a mais para dar uma energia ao nosso povo que estava muito fragilizado.
Segundo D'moreno, levou uma hora para que ele trouxesse à vida os versos onde narra a história de luta do povo gaúcho. Com produção da gravadora Verse Music e parceria de OSOLKAY, a música recebeu inúmeros feedbacks positivos conforme relata o rapper.
— Recebi milhares de mensagens, de pessoas de todo o Estado, dizendo que a música lhes deu força para seguir em frente e reconstruir suas vidas — afirma.
Diamantes da Rua
Desde 2006, D'moreno está ativamente envolvido com projetos sociais. Na época, o rapper conta que fazia parte da iniciativa Azenha Salva, que visava levar cultura e entretenimento à comunidade onde cresceu, na vila Cabo Rocha.
Atualmente, ao lado da esposa Lyandra Ramalho, Diego desenvolve o projeto Diamantes da Rua, pelo qual disseminam a cultura hip-hop para escolas e comunidades carentes da Capital. Inicialmente com sede na comunidade da Resbalo, o projeto precisou mudar de endereço em 2024, após a enchente, passando a residir no bairro Santa Tereza.
Quanto à receptividade da população em relação à cultura hip-hop, D'moreno afirma que ainda enxerga haver um certo distanciamento, contudo, acredita ser uma questão de tempo.
— No meu ponto de vista, a cultura (hip-hop) está bem sólida no estado — declara.
— Ainda vejo uma distância entre o público gaúcho em relação aos artistas locais, mas, aos poucos, estamos ganhando o nosso espaço e mostrando por que o hip-hop é a maior potência musical do mundo.
Produção: Juliana Farinati
Aqui, o espaço é todo seu!
/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.
/// Entre em contato com a artista pelo Instagram: @soudmoreno