Valorização cultural
Lula sanciona lei que institui o Dia Nacional do Brega
Data em alusão ao gênero será comemorada em 14 de fevereiro, aniversário do cantor Reginaldo Rossi. Projeto é do deputado Pedro Campos (PSB)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (22) a lei que institui o Dia Nacional do Brega. A data será celebrada em 14 de fevereiro, aniversário de Reginaldo Rossi.
O cantor, conhecido como Rei do Brega, é autor de vários hits, como Garçom (1987), e morreu em 2013, aos 70 anos.
"Rossi, que saiu de origens humildes para se tornar uma figura emblemática do brega, é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais", diz trecho do projeto de lei, de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE).
Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, a medida já está em vigor. Ou seja, a partir de 2026 o Dia Nacional do Brega será oficialmente celebrado em todo o Brasil.
Quem é Reginaldo Rossi
Responsável por popularizar o brega no Brasil, Reginaldo Rossi é natural do Recife, em Pernambuco. Ele nasceu em 14 de fevereiro de 1944.
Conhecido por sucessos como A Raposa e as Uvas e Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme, o cantor começou sua carreira artística nos anos 1960, inserindo-se no movimento Jovem Guarda. Sobre essa fase, ele sempre se orgulhava em afirmar que foi o primeiro cantor de rock do Nordeste, onde liderava a banda The Silver Jets.
Somente em 1970, estreou como cantor solo. O LP À Procura de Você, gravado pela CBS, marcou seu afastamento do rock e a aproximação com o brega romântico. Sua atividade como crooner em festas e bailes, cantando sucessos de vários lugares do mundo, fez com que desenvolvesse uma grande presença de palco.