Estrelas da Periferia
Rapper Branco R.P.3 ressignificou a dor da enchente por meio da arte
Durante o desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, músico e compositor viralizou com música em homenagem ao bairro Mathias Velho, em Canoas
Assim como muitas pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul em maio do ano passado, Branco R.P.3 também foi uma das vítimas da crise climática. Para lidar com a perda e, até mesmo, como uma forma de protesto, ele decidiu transformar a dor em arte.
Natural do bairro Mathias Velho, em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, o músico e rimador viralizou com um vídeo cantando enquanto caminhava pelo local tomado pela água. A região foi uma das mais atingidas pela enchente.
Logo após o alcance da postagem, o artista independente lançou Gaúcho Frankestein, uma homenagem a resistência do povo gaúcho, segundo ele. Nos versos "sem olhar para trás/vencemos a guerra/muita fé no Pai/é só ideia certa/e que vai além/o gaúcho é lenda tipo Frankestein", Branco R.P.3 reforça a força da população que se reergueu apesar das perdas. A canção mistura rap e música eletrônica, dando liga ao ritmo e a poesia presentes na letra.
— A música caminha lado ao lado com o ativismo, pois o que nos move é ver a comunidade curtindo nossas músicas. E na época, essa mesma comunidade precisava de apoio — recorda ele, que se mobilizou com doações e ajuda comunitária durante a enchente.

Quem é Branco R.P.3
Em 1998, o canoense formou o grupo Rapper's da Parada 3. Depois que os outros dois integrantes deixaram a formação, ele decidiu levar a sigla do grupo consigo no nome artístico.
Na época, ainda no Rapper's da Parada 3, o músico, que se chama Carlos Alexandre Bloedow, recebeu o Prêmio Açorianos de Música na categoria Intérprete, em 2008, com o CD A Fúria e a Verdade; e em 2012, na categoria Compositor Pop, com o disco O Deus do Terceiro Milênio.
Ele descreve o reconhecimento de ambos os álbuns como "muito importante dentro do Estado, nos levando a patamares ainda maiores com shows em São Paulo e Santa Catarina".
Além da música, Branco tem forte atuação em campanhas de conscientização sobre as drogas em Canoas. Neste ano, em janeiro, o artista também lançou a música L.e.t.s G.o Mathias, com direito a clipe gravado no Rio de Janeiro, produzido pela Quarto Beats.
Planos futuros
O artista também já adianta uma parceria em outubro com o Rap In Cena, maior festival de hip-hop do Estado, e um lançamento marcado para agosto: a música Real O.G.
— A sigla (da música) vem do termo americano "original gangstar", pois descreve fatos realísticos do nosso cotidiano — afirma.
*Produção: Rayne Sá
Aqui, o espaço é todo seu!
/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.
/// Entre em contato com o artista pelo telefone (51) 98146-6967 e pelo Instagram: @brancorp3